Falamos que todos os dias são nossos, as Mães, entretanto essa comemoração ajuda-nos a lembrar a importância do papel que exercemos. Não tenho nenhuma dúvida de que a maternidade seja o nosso mais importante e complexo trabalho. Educar é a missão mais desafiadora que existe. Falar “sim” ao filho é o caminho fácil, o desafio está em fazê-los crescer entendendo as prioridades da vida, a perceber a importância da família, em respeitar o próximo e a si mesmo não apenas da boca pra fora, mostrar, cada um à sua maneira, que a fé em Deus e na vida os permitirá compreender o incompreensível e por fim ajudá-los no entendimento de que não teremos apenas caminhos fáceis mas que, apesar de qualquer obstáculo, pequeno ou grande, nunca devemos desistir mas resistir, aprender e a seguir adiante. Não tem nada de simples nisso. E aqui não estou poetizando, todavia mostrando que ser Mãe vai muito além de criar e cuidar dos filhos.

Quem não ouviu sua própria mãe dizer: “Um dia você terá filhos”. Eu não entendia bem essa frase, mas o que será que minha mãe estava tentando me explicar? Ou estava rogando uma praga? kkkkk . Brincadeiras a parte, eu tenho pra mim que a única maneira concreta de termos a intenção de sermos melhores é quando somos pais, já que nossos filhos são reflexo do que somos e pensamos e não do que falamos “da boca pra fora”. E aí? Olha que responsabilidade! Não temos outra alternativa que tentarmos ser o melhor que podemos.

Hoje vejo muuuuuito da minha mãe em mim. Ainda bem porque minha mãe é sensacional! Sinceramente não sei como ela deu conta sozinha de tanta coisa. Teve uma vida nada fácil em muitos aspectos, ainda hoje não tem “a vida ganha” como eu gostaria que tivesse, já tem dificuldades próprias da idade, mas há algo nela que levarei sempre comigo e que me enchem de orgulho e admiração. Minha mãe não desiste nunca e luta com a arma mais poderosa que ela tem: A Oração. Ela me ensinou e me ensina diariamente o que é resiliência, como a vida é complexa e mesmo assim vale a pena, como confiar em Deus, que às vezes nos sentimos esgotadas, entretanto logo mais viramos o jogo e recomeçamos da forma que nos é possível. Junto com tudo isso ela propaga amor, caridade, doação. Ah, como ela me ensina diariamente! Talvez nem se dê conta de tudo, todavia, ao pensar na minha mãe vejo a generosidade que Deus teve comigo ao permitir que eu partilhasse da minha vida com ela. Às vezes sinto um medo enorme ao pensar que um dia ela não estará mais aqui comigo, mas, enquanto isso, eu me fortaleço diariamente ao saber que tenho essa Mulher Maravilha para compartilhar meus dias e me permitir ser ainda mais feliz, simplesmente porque ela existe. Feliz dia das Mães a mim, a você e à todas as mães que como a minha doou e ainda doa sua vida simplesmente por amor a nós, os filhos.