Dia 21 de Junho inicia o inverno aqui no Brasil. Alegria de alguns, tristeza de outros. Para os amantes dessa estação do ano, há muitas opções. Final de semana, feriado ou férias? Depende de você!

Há muitos destinos para curtir o frio contudo vamos falar de alguns conhecidos e deliciosos.

1- Campos do Jordão

 

Com direito ao Festival de Inverno que este ano de 2019 acontecerá entre 30 de junho a 29 de julho.

Trata-se de um destino corriqueiro para muitos paulistas, mas a cidade nunca perde a sua majestade. Famosa por promover o inverno mais badalado do Brasil, encanta por sua beleza natural e arquitetura europeia. É durante este período que a temperatura cai bastante, principal razão para ser uma cidade tão procurada, afinal vivemos no Brasil, um país tropical onde muitas vezes a sensação gelada é rara. Nesta época a temperatura nas madrugadas podem facilmente chegar a zero graus.

Uma razão para ela ser destino fácil para muitos turistas são as atrações da Temporada de Inverno. Há muitas coisas que acontecem nesta época como exposição de automóveis, eventos culturais com apresentações de músicas e teatro além do maior evento da música clássica da América Latina, o Festival de Inverno. Com atrações no Auditório Cláudio Santoro, Praça de Capivari e outros espaços, o Festival recebe grandes artistas da música clássica para realizar concertos memoráveis que lotam os espaços.

Quem decide passar por lá, pode usufruir da gastronomia especial de inverno com direito a sequências de fondue acompanhada de bons vinhos, além dos pratos que levam ingredientes tradicionais da região serrana, como o pinhão e a truta.

A paisagem de Campos do Jordão já é naturalmente fascinante. Mas no inverno os dias ficam ainda mais claros e o céu mais azul. Somando isso com ar puro da serra, o que temos é uma experiência inesquecível.

O que fazer?

Para aqueles que ainda não conhecem a Suíça Brasileira, vale um passeio no bonde turístico, subir de teleférico para conhecer o Morro do Elefante e apreciar a vista do alto da cidade, visitar o Museu Felícia Leirner, que expõe muitas obras a céu aberto desta artista plástica polonesa e no mesmo local visitar o Auditório Cláudio Santoro.  Outro passeio que vale a visita são as Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Vocês poderão usufruir de um cenário imperdível em meio a natureza.

A Estação Emílio Ribas, antiga estrada de ferro que por muitos anos foi a única ligação de Campos do Jordão com o resto do mundo, tornou-se atração turística de onde saem passeios de bonde, maria fumaça e trem. O lugar conta ainda com jardins, playground, lojas de artesanato e lago, além de ser o ponto de partida e chegada do famoso teleférico que leva ao Morro do Elefante.

Uma boa opção para quem curte percorrer trilhas, pontes e lagos é visitar o Horto Florestal, que conta com uma área de quase 30 mil hectares recoberta de Mata Atlântica e Araucária.

O Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo e oferece visitas guiadas gratuitas. Inaugurado em 1964, ele reúne um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de realizar exposições periódicas de artistas brasileiros e outros eventos culturais. São 3,2 mil metros quadrados de construção, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, ornamentados com mobiliário dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, porcelanas, peças religiosas, prataria, pinturas e esculturas. Originais de Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, Brecheret, Volpi e Anita Malfatti são as maravilhas desse passeio.

O Mosteiro Beneditino de São João, que fica no caminho para o Palácio Boa Vista, é um lugar encantador e vale a visita para quem deseja apreciar os belos jardins ou usufruir de um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta. Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração das monjas com cantos gregorianos em latim, grego e português. É emocionante o canto das religiosas, que dura 40 minutos. A entrada é gratuita.

A Ducha de Prata reúne várias quedas d’água artificiais que podem ser observadas por meio de passarelas de madeira. É possível fazer fotos interessantes no local, que sempre agrada principalmente os pequenos.

O Pico de Itapeva, que fica em Pindamonhangaba, a 15 km de Capivari, é o ponto mais alto da região e oferece uma belíssima vista do alto de seus 2.030 metros de altitude. Seu acesso é fácil e se dá por meio de uma estrada asfaltada.

Amantikir, um parque composto por um conjunto de lindos jardins e possui mais de 700 espécies de plantas ao logo de 60.000 m2.  Vale a pena apreciar a beleza dos jardins temáticos! As flores e a vegetação de vários cantos do mundo formam cenários lindos e tranquilos, que sempre rendem belas fotos, especialmente na primavera. Quem quiser pode até se aventurar em um labirinto em estilo inglês ou conhecer a incrível casa na árvore, que pessoalmente fiquei encantada. Entretanto, já alerto, a entrada não é barata.

Para quem gosta de um pouco de aventura, há o Rancho Santo Antonio, uma área de lazer com acesso gratuito e permite ao visitante aproveitar as belezas naturais de Campos do Jordão praticando esportes como tirolesas e arvorismo, ou atividades como trilhas e cavalgadas. Mesmo não sendo tão grande, o local compensa pelo visual que pode ser aproveitado em um Deck da lanchonete. Entre as atividades, há trilhas monitoradas à Pedra do Baú, o water trekking (com caminhada pelo leito do rio) e as trilhas noturnas, que devem ser agendadas com antecedência. Para crianças há uma mini fazenda. As atividades são pagas a parte e têm preços variados.  

Neste mesmo propósito de aventura, uma ótima opção (não barata) é o Parque Tarundu. São mais de 30 atrações, como arvorismo, patinação no gelo, tirolesa e arco e flecha. Dá pra passar o dia todo se divertindo. Uma das atrações bem legais é o balão que, com condições de tempo favoráveis, proporciona um passeio incrível nas alturas. Os visitantes também podem fazer passeios a cavalo ou se aventurar no boia cross. O que não faltam são opções. É um mundo de atrações para todas as idades, das mais suaves e contemplativas às mais radicais.

Um pouco mais simples e com menos opções de aventura, há o Bosque do Silêncio, localizado há 20 minutos de caminhada do centro de Capivari e possui atrações como tirolesas, arvorismo e minigolfe. Contudo, o local é perfeito para uma tarde de descanso, caminhadas pelas trilhas que cortam a mata respirando ar puro e não raro, encontrando algum esquilo.

Apesar de todos esses lugares para visitar, para aproveitar bem a cidade, o negócio é passear pelo Centro de Capivari despreocupadamente, sem compromisso, lugar onde estão as inúmeras lojas de chocolates, os cafés, as boutiques e os restaurantes. É encantador caminhar pelas ruas cheias de plátanos que nesta época do ano proporcionam um show de cores com suas folhas avermelhadas. E é lá mesmo que a moda corre solta. Muita gente bem vestida, mostrando os seus belos casacos de inverno acompanhada de botas, gorros e cachecol.

Um lugar badalado na região é o Mercado São Bento e vale parar pra tomar um café e conhecer um dos melhores chocolates de Campos no Sabor Chocolate. Além de conhecer a linda loja localizada no andar térreo do boulevard, uma mini fábrica funciona no subsolo onde um mestre chocolatier ensina à criançada a arte de confeccionar essa delícia.

À noite a cidade fica linda, iluminada, sofisticada e o único trabalho que temos é o de escolher em qual restaurante vamos apreciar uma sequência de foundee, um bom vinho ou qualquer outra opção. Uma reserva antecipada é recomendável nesta época do ano.

Para quem gosta do agito, pode se preparar. Casas noturnas realizam baladas agitadas que muitas vezes levam DJs famosos para as festas. Os barzinhos também são uma ótima opção, muitas vezes com música ao vivo, comidinhas de boteco e grande variedade de bebidas.

Uma das atrações mais visitadas de Campos do Jordão é o Iceland Bar de Gelo. Formam-se filas de gente querendo passar frio! É uma experiência pra lá de interessante. Você recebe um casaco e luvas apropriadas, entra numa câmara revestida de gelo com esculturas e um bar que serve bebidas alcoólicas à vontade para os adultos e refrigerantes para as crianças. Os cenários criados para tirar fotos são bem legais e junto com a música dão o clima divertido ao lugar.

E pra finalizar o passeio a esta cidade, que tal fazer uma visitação a uma fábrica de cerveja artesanal, acompanhar todo o processo de fabricação acompanhados de um mestre cervejeiro e de quebra comer um delicioso Eisbein? Cerveja e joelho de porco no inverno? Por que não? Toda a estrutura do local chamado Caras de Malte compreende a micro cervejaria, uma loja com os produtos fabricados no próprio lugar e um restaurante que oferece, além do joelho de porco, carnes à moda Parilla Uruguaia, foundees, massas dentre outras delícias, um cardápio especialmente elaborado para harmonizar com a cerveja ou mesmo utilizá-las no preparo dos pratos. Um banquete para terminar o final de semana ou um feriado com aquele gostinho de quero mais.

Resumo do que fazer em Campos do Jordão:

Morro do Elefante
Museu Felícia Leirner
Auditório Cláudio Santoro
Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata 
Estação Emílio Ribas
Horto Florestal
Palácio Boa Vista
Mosteiro Beneditino de São João
Ducha de Prata
Pico de Itapeva
Amantikir
Rancho Santo Antonio
Parque Tarundu
Bosque do Silêncio
Centro de Capivari
Mercado São Bento
Iceland Bar de Gelo
Micro cervejaria Caras de Malte

Quantos dias ficar? Para curtir todas as opções sem correrias, eu diria 4 dias, mas a ideia de um bate e volta num final de semana é bem-vinda e já é possível aproveitar e recarregar as energias.

Onde se hospedar? Opções na região não faltam. Há muitos hotéis, pousadas e casas de temporada, depende de você! Minha dica é sempre a mesma: pesquisar!

2- Monte Verde

 

A cidade que fica na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, está basicamente à mesma distância de Campos do Jordão para quem viaja desde São Paulo. São menos de 3 horas de viagem! A estrada é tranquila e toda asfaltada, mas circular em Monte Verde não é das tarefas mais fáceis. O distrito possui muitas ruas de terra, principalmente aquelas que levam para lugares fora do centro.

Em julho, normalmente aos sábados, acontece o Festival de Inverno de Monte Verde, com diversos espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo.

E o que há pra fazer em Monte Verde?

A principal atração do distrito é circular pela sua rua principal, a Avenida Monte Verde. É lá que se concentram todos os restaurantes, lojas e serviços de Monte Verde. Passeie pelas galerias como a Galeria Suíça, o Shopping Center Celeiro (dá para ver esquilos), a Vila Europa e a Vila Germânica. Elas possuem além de lojas de roupas e souvenirs, cachaçarias, cervejarias e chocolaterias.

Para quem quer desestressar, uma boa pedida é contratar um passeio de Jeep, já que boa parte das ruas de Monte Verde é de terra e há muitos lugares para serem explorados. As agências que oferecem passeios ficam em sua maioria na avenida principal, não tem erro!

Além do passeio de Jeep, há opções como o Tour Fotográfico que inclui alguns pontos turísticos essenciais e o Tour de Bike que é uma opção perfeita para os amantes do esporte e da natureza. Ele termina com um delicioso piquenique na vila da Cia Melhoramentos, um lugar que é só tranquilidade. Para quem não quer fazer esforço, dá para participar apenas do piquenique. Durante o passeio, são tiradas fotos e entregues gratuitamente no final do dia sem custo adicional.

Em virtude da topografia e do estilo da cidade, há uma enorme variedade de trilhas que podem ser feitas. Para quem gosta, vá visitar a Área de Proteção Ambiental – APA Fernão Dias no parque Verner Grinberg. O ponto de saída é a Caixa d’Água, ao final da Avenida das Montanhas. As trilhas são bem sinalizadas, mas uma opção segura é contratar o serviço de um guia. Ele não é essencial, exceto para o Pico do Selado.

Algumas trilhas: Pedra Redonda sendo a mais famosa e fácil, Pedra Partida onde é possível avistar até a Pedra do Baú em Campos do Jordão e leva aproximadamente 3 horas ida e volta, Chapéu do Bispo, a mais fácil e rápida de todas, Trilha do Platô com direito a mirante e Pico do Selado, sendo o mais alto do sul de Minas Gerais, com caminhada longa e puxada, e fica na sequência da Trilha do Platô. Mais do que as outras, é importante ir com guia pois há risco de se perder.

Uma das formas de ver todos os picos de Monte Verde é através do mirante do aeroporto que fica a 1600 metros de altitude e é considerado o mais alto do Brasil. Vale também registrar uma foto dos grafites que se encontram no local. Um destaque é a pintura com asas de anjo, em que os visitantes podem se posicionar e conseguir uma bela foto.

Em Monte Verde é possível também encontrar algumas atividades mais radicais. Há o Circuito de Aventura Fazenda Radical que oferece atividades desde o passeio de quadriciclo, escalada, arvorismo, arco e flecha, slackline e até uma tirolesa infantil, de 80 metros de extensão e a 10 metros de altura. A Mega tirolesa é a principal atração do lugar. Ela é composta de duas tirolesas, sendo 450 metros na ida e 475 metros na volta, atingindo mais de 70 metros de altura. O sistema dessa tirolesa é com dois cabos aéreos. A segurança é uma das principais preocupações da Fazenda Radical, que segue os critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para participar, o peso mínimo é de 40 kg e os usuários devem usar roupas leves e tênis (não é permitido fazer de chinelo ou tamanco).

Algo interessante que há também para fazer lá é a Falcoria, uma arte milenar e de interação entre o homem e a natureza. Quem quiser viver esse momento irá ouvir as instruções e informações um biólogo, e poderá optar por ser apenas um observador ou participar desta experiência. Os depoimentos mostram que se trata de algo inesquecível e que é muito difícil alguém não querer viver este momento. Os participantes irão vestir uma luva e o gavião irá voar e pousar em seus braços. Contudo, quem não se animar com os gaviões, a interação com as corujas também é possível.

Todas as aves são cuidadas com respeito e nas melhores condições. Elas não podem ser tocadas nem acariciadas. Para realizar o passeio orientado de 1 hora, é preciso agendamento prévio por e-mail ou whatsapp. Quem estiver somente acompanhando e não desejar interagir, não paga nada.

Continuando a experiência por Monte Verde, algo que está em alta no Brasil são as cervejas artesanais e quem desejar pode participar de degustações de cervejas e cachaças artesanais. A Arsenal da Cerveja, na Galeria Suíça, é um desses lugares onde o arsenal é mesmo o forte do lugar. São mais de 200 rótulos, entre cervejas nacionais e importadas. A dica é sempre procurar as cervejas locais, como a Belorizontina que é a mais vendida da casa. A equipe é bem preparada e entende muito de cervejas. Vale a pena conversar com eles sobre a história e as características de cada bebida da casa.

Confraria Paulistana, que fica bem em frente é também um ótimo lugar para tomar uma cerveja geladinha e comer petiscos. A Cachaçaria das Gerais, que fica no Shopping Center Celeiro, oferece degustação e venda de sabores inusitados de cachaças e licores. Uma das bebidas mais vendidas da casa é a Cachaça de Banana, mas há outras também como as de maracujá, melão milho e até gengibre. Acreditem, tem até Cachaça de Danoninho. 

E quem não gosta de um cheirinho de Lavanda? Para quem quer curtir o clima de montanha e relaxar, nada melhor do que um espaço concebido especialmente para isso. Essa é a proposta do Lavandas na Varanda, idealizado pela terapeuta corporal Adélia Carvalho. Ela criou um espaço para proporcionar aos visitantes um lugar de relaxamento e são oferecidas massagens, Reike, banho de imersão com flores e ervas da estação, escalda-pés e energização de cristais. Uma ótima oportunidade para quem quer se revitalizar antes de voltar à rotina do dia a dia. No local vale a pena sentar na varanda e contemplar a bela vista do lugar ou descer até os campos de lavanda que são cultivados pelos proprietários. Os cuidados estão em cada cantinho, vale a pena conferir.

E não se esqueçam, entre uma atividade e outra, não deixem de provar as delícias da cozinha mineira ou, no jantar, degustar o bom e velho fondue.

Resumo do que fazer em Monte Verde:

Avenida Monte Verde
Passeio de Jeep e Tour Fotográfico
Diversas Trilhas em vários níveis de dificuldade
Circuito de Aventura Fazenda Radical
Falcoria
Arsenal da Cerveja
Confraria Paulistana
Lavandas na Varanda

Quantos dias ficar? Um final de semana completo é o suficiente para aproveitar os principais pontos de interesse.

Onde se hospedar? Há muitas opções bacanas de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Pesquisem sempre!

3 – Serras Gaúchas

 

 

Gramado e Canela

 

Se existe um lugar delicioso para passear, esse local é Gramado e Canela. Sou super fã e desde já digo que as cidades são perfeitas em qualquer época do ano. Aliás, aqui vou falar da temporada de inverno, mas o Natal Luz (final de outubro à primeira semana de janeiro), na minha modesta opinião, é também imperdível.

Ambas cidades têm muitas atrações e quem mora no Brasil não deveria deixar de conhecer.

Antes de falar sobre a cidade, falaremos de transporte. A opção pelo meio de locomoção na cidade vai depender daquilo que é importante para você. Para quem vem de avião, uma boa opção é alugar um carro no aeroporto de Porto Alegre-RS e devolvê-lo na volta. Assim, você terá liberdade de fazer os passeios como desejar. Também é possível usar Uber, taxi e até aqueles Bus Tour que te levará às principais atrações turísticas e pode-se subir e descer quantas vezes quiser ao longo do dia. Se você está hospedado perto do centro e não tem dificuldades de locomoção, conseguirá conhecer muita coisa caminhando. Uma outra facilidade genial de Gramado é o transporte gratuito oferecido por alguns restaurantes e atrações turísticas. Muitos estabelecimentos possuem carros privados que fazem o deslocamento de seus clientes. Você liga e pede para buscarem no hotel. Ótimo não? 

Uma dica para quem quer economizar é se cadastrar no Tchê Ofertas que é como o Groupon aqui do estado de São Paulo. Você recebe ofertas e consegue comprar refeições, atrações tudo com algum desconto. No geral vale super a pena. Galeterias, sequencias de fondue, atrações, muita coisa com desconto. Cheguei a comprar almoços e jantares mais de uma vez para o mesmo lugar e comparei com os preços dos restaurantes e realmente tinham valores menores.

E o que há para fazer em Gramado e Canela?

Passear pela zona central de cada uma das cidades, tomar aquele café gostoso, beber um chocolate quente cremoso ou comer um chocolate desfrutando da vida local está entre as delícias da região. O que não faltam são casas de chocolates que oferecem ambientes quentinhos e acolhedores. A culinária na região é excelente também. As cidades são repletas de galeterias que oferecem uma comida pra lá de gostosa. Em geral trabalham num sistema de rodizio e antes da refeição oferecem um caldo de capeletti com cheiro de casa da vó que eu pessoalmente amo. Depois completam com algumas massas, galetos e muitas vezes incluem a sobremesas. Escolha uma bem recomendada e não irá se arrepender. Outra delícia da região são as famosas sequências de fondue. Nada light, mas imperdível.

A Rua Coberta, ali no centro, quase em frente à Catebral de Pedra, é um dos principais pontos de interesse em Gramado e está localizada no coração da cidade. Ela tem uma cobertura translúcida e diversas plantas pendentes que dão um charme ao lugar. Essa rua reúne eventos locais, feiras, lojinhas e vários restaurantes. Na época do Natal Luz, algumas apresentações acontecem ali e é um ponto de encontro a qualquer hora do dia.

Entre os programas clássicos de Gramado está o Lago Negro, um lugar tranquilo e pequeno, mas muito gostoso para uma caminhada ao ar livre e para descansar. Muitas famílias vão até lá para apreciar o local e andar de pedalinho nas águas do lago.

Outro programa é o Mini Mundo, uma espécie de museu a céu aberto, com réplicas de construções de todo o mundo. Interessante não só para crianças, como para adultos também. Esse parque se iniciou como uma maneira de relembrar a terra natal e oferecer diversão à família Hoppner e hoje em dia é uma das atrações mais populares de Gramado. Na época que eu fui com meus filhos, o meu mais velho que tinha 7 anos, havia estudado sobre maquetes e a professora havia falado muito sobre o Mini Mundo. Ele foi pra lá mega empolgado e curtiu tudo. Outro apaixonado pelas réplicas é o meu marido e seus olhos brilham ao ver a perfeição e o realismo das construções.

Seguindo com a programação clássica de Gramado, há o Palácio dos Festivais que é o palco do Festival de Cinema de Gramado, prêmio conhecido nacional e internacionalmente e recebe diversos artistas no mês de agosto. Nessa data, um tapete vermelho é estendido entre o Palácio e a Rua Coberta para que os artistas circulem com mais liberdade e possam chegar ao palco. O Palácio sedia alguns eventos locais, como o Natal Luz, e funciona como um cinema ao longo do ano. 

A Aldeia do Papai Noel é outro passeio que adoro. O clima de Natal é oferecido ali o ano todo. Minha última visita a Gramado foi na época do Natal Luz (fui no final de novembro) e meus filhos puderam entregar suas cartinhas diretamente ao Papai Noel. Eles acharam o máximo! No parque, as crianças podem brincar num espaço com neve artificial, conhecem uma fábrica de brinquedos, uma casa de miniaturas, aproveitam o Monorail, o Trenó voador e, é claro, a casa do Papai Noel, onde há um deck delicioso para apreciar a vista da região.

O Snowland é um parque de neve, com acesso pago (e não barato) e dentro dele estão disponíveis várias atividades, algumas delas com valor já incluído no tíquete inicial, outras pagas à parte. Uma atração divertida!  Entre as opções de entretenimento dentro do Snowland estão uma pista de patinação no gelo, simulador 3D e uma área conhecida como “Montanha de Neve”, onde fica uma montanha com neve artificial e pode-se praticar esqui, snowboard, fazer descidas com boias, passear nas motos de neve ou simplesmente curtir a sensação de “estar na neve”. Para quem nunca praticou esportes na neve, também poderá fazer aulas com instrutores que explicam os movimentos básicos dos esportes.  Como é preciso manter uma temperatura baixa para que a neve não derreta, o ambiente dessa área do parque costuma ter temperaturas próximas de zero ou até negativas. Por isso, a entrada do parque também inclui o uso de roupas propícias para o frio e ainda que o parque ofereça a roupa, recomendamos já ir agasalhado, afinal você estará na neve.  É um espaço muito bem estruturado, com lojas e lanchonetes, onde você pode passar 4 -5h sem se cansar portanto procure chegar cedo, logo no horário em que o parque abre; isso porque, além de poder aproveitar o quanto desejarem, dependendo da época, a entrada no Snowland fica conturbada. 

Um local que está cada vez mais popular é o Le Jardin Parque de Lavanda. É um lugar para contemplação, bom para respirar ar puro e ver paisagens bonitas e tem como prioridade a plantação de espécies de lavandas e a divulgação das propriedades e benefícios dessa planta. Existe uma boa área gramada, árvores, plantas e estufas de produção de flores que permitem uma caminhada tranquila e agradável.

Para os chocólatras de plantão, visite o Mundo de Chocolate Lugano. Um museu com esculturas de chocolate que tem réplicas em tamanho real de animais, esculturas de pontos turísticos e outros símbolos conhecidos mundialmente, sempre feitos com chocolate. São mais de 200 peças, em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do doce. É um local com poucas atrações, mas entre as principais estão as réplicas de chocolate da Esfinge, do Cristo Redendor e da Torre Eiffel, que tem 4,22 metros de altura, 880 kg de chocolate. Legal né? Você também poderá ver funcionários preparando o chocolate e até experimentá-lo se quiser. 

Já na estrada Gramado-Canela, há o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show que fica no subsolo do Museu, o salão Super Carros e Hollywood Dreams Car e são opções que podem entrar no seu roteiro.

O Museu de Cera Dreamland fica em uma área de mais de 1.000 m², bonecos de cera de personalidades mundiais são destaques em dezessete cenários diferentes, visando reconstruir ambientes completos de grandes sucessos do cinema e lugares apaixonantes e rendem fotos bem divertidas. Para quem já visitou um dos famosos museus de cera do exterior, o lugar não vale muito a pena. Muitos visitantes questionam a qualidade e a aparência dos bonecos, então, faça sua visita ciente de que é um lugar que divide opiniões.

Para os apaixonados por Harley Davidson há o Harley Motor Show com mais de 20 motos da marca incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos.

No Salão Super Carros você pode admirar de perto e inclusive dirigir dezenas das marcas mais desejadas do mundo. São dois andares dedicados ao mundo automotor, mais de 30 Super Carros entre expostos e disponíveis para teste, Games e simuladores, loja, bar temático e diversas outras atrações.

O Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars é o paraíso para que quer apreciar de carros e motos clássicos, antigos e raros como os que são vistos nos filmes de Hollywood, das mais famosas marcas das décadas de 50 e 60.

Saindo de Gramado a caminho para Canela, o Mundo a Vapor é uma parada obrigatória, ao menos para uma foto. Já na entrada do lugar, o charme está em uma locomotiva em tamanho real que reproduz um acidente ocorrido em Paris. Trata-se de um museu vivo, com locomotivas e maquinários que explicam o processo de funcionamento de diversos aparelhos.

O Alpen Park fica numa grande área verde de Canela e oferece vários tipos de atividades como montanha russa, tirolesa, arvorismo, escalada, cinema 4D, simulador, descida de trenó, passeio de quadriciclo, entre outros. O visitante não paga para entrar, apenas pelo estacionamento e pelas atividades que escolher fazer, cada uma com um preço. Há opções de ingressos que inclui uma ou mais atividades, cada um escolhe de acordo com o que deseja. Para quem gosta de velocidade, a dica é fazer a descida no trenó que eu pessoalmente adoro. Parece fraquinha, mas é muito divertida e é possível controlar sua velocidade! Eu, meu marido e os meus filhos soltamos o freio e curtimos cada segundo.

A Terra Mágica de Florybal, um parque temático criado pelos proprietários da casa de chocolates Florybal, reúne atrações como playground, cinema 7D, simulador de montanha-russa, mina, uma área com réplicas de dinossauros, e cascata de chocolate, réplicas de animais, restaurante temático, etc. É um lugar espaçoso, com áreas lúdicas e ideal para passar o dia se divertindo com as crianças, mas preparem-se para andar porque o local é grande.

Quem prefere um parque menor direcionado apenas a dinossauros poderá visitar o Vale dos Dinossauros, um parque pequeno e sem muitos atrativos, mas que pode valer a pena para quem está viajando com crianças que gostam dos dinos. Com réplicas enormes de dinossauros, alguns com movimentos, é uma espécie de viagem a milhões de anos!

A 5 quilômetros do centro de Canela, na estrada que vai à Cascata do Caracol, encontra-se uma das primeiras residências da cidade, conhecida também como Castelinho Caracol. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes, mas apenas encaixes e longos parafusos. Lá funciona uma casa de chá que pede uma parada obrigatória para comer aquele maravilhoso apfelstrudel, considerado um dos melhores do Brasil. A dica aqui é: Se você quer passar por lá apenas para provar a sobremesa, que realmente é muito gostosa, saiba que não precisa entrar na residência e pagar a entrada do museu. Peça apenas seu strudel para viagem. Ele vem numa embalagem térmica, com direito a creme. Ah, deixe para conhecer o Castelinho quando estiver indo ou voltando do Parque do Caracol ou do Parque da Ferradura, já que ele fica no caminho.

O Parque da Ferradura é um espaço cheio de trilhas, árvores, animais, mirantes. Uma área verde perfeita para estar em contato com a natureza e respirar ar fresco. O parque possui mirantes para todos os níveis de preparação física e paisagens que rendem boas fotografias. É um ótimo lugar para tirar fotos e observar um pouco da natureza da Serra Gaúcha. No local, é comum ver aves, quatis e macacos, que por vezes gostam de interagir com humanos, especialmente os que estão com alguma comida nas mãos. 

O Parque do Caracol fica a 6 km do cento de Canela e é o mais visitado da cidade. O nome se deve a bela Cascata do Caracol que, juntamente com a mata de Araucárias do parque, formam um cenário que encanta os turistas e visitantes do parque. Além da Cascata do Caracol, o parque é cortado pelo rio que forma várias cascatas secundárias e de beleza única. Uma trilha permite aos visitantes seguir a margem do rio e ver toda a beleza das quedas d’água e da floresta. Com alguma sorte é possível ver animais silvestres da região como o veado campeiro, quati, macaco bugio entre outros.

Os Bondinhos Aéreos do Parque da Serra surgiram para deixar a visita à Cascata do Caracol ainda mais completa. Ele fica instalado em uma descida em um parque vizinho ao Parque Estadual do Caracol, onde fica a cascata. Dos bondinhos fechados, têm-se uma vista linda da queda d’água, da mata exuberante ao seu redor e da região serrana. O passeio tem três estações de parada e todas permitem admirar a Cascata do Caracol. O Parque Floresta Encantado está localizado a menos de 1 quilômetro do Parque do Caracol e tem como grande atrativo o passeio de teleférico ou Bondinho Aéreo. O percurso de mais de 800 m mostra uma visão exclusiva da Cascata do Caracol, aproximando o visitante de suas águas e também do Vale da Lageana. Além disso, é possível caminhar por trilhas e ver alguns tipos de animais.

O Parque Fazenda da Serra está a 8 quilômetros do centro de Canela e oferece uma grande área verde com lagos, quadras de esporte, piscinas e parque infantil. Pode-se andar a cavalo, em passeios de aproximadamente 30 minutos.  Possui uma churrascaria e lanchonete. Além disso, também oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer o processo de ordenha e fabricação de queijos, bem como a criação de cavalos crioulos.

Uma das tradicionais atrações em Canela, O Parque das Sequóias está a 2,5 quilômetros do centro da cidade com acesso pavimentado. São mais de 150 espécies catalogadas e duas trilhas auto interpretativas. É possível agendar roteiros de turismo ecológico, com caminhadas. O atendimento é feito pela família proprietária do parque.

O Parque das Corredeiras está localizado a 13 quilômetros do centro da Canela e o acesso se dá pelas estradas das antigas colônias do município de Canela. Ao longo da estrada você conhecerá a vida rural dos moradores da cidade e várias outras atrações em Canela. Junto ao Rio Paranhana, a grande atração deste parque é o “rafting”, descida em bote inflável pelas corredeiras do rio e dura aproximadamente 2 horas. O parque dispõe de churrasqueiras e sanitários.

No centro de Canela não deixe de visitar a Catedral de Pedra, assim conhecida por moradores e turistas, e é um dos maiores cartões-postais de Canela. Construída a partir de 1953 e em estilo gótico, a catedral foi revestida com pedras e possui uma torre com 65 metros de altura, onde ficam 12 sinos. Ela tem um amplo jardim ao seu redor e, além da beleza de sua construção, um jogo de luzes deixa o lugar ainda mais bonito durante a noite. Portanto, visite a Catedral durante o dia para admirar sua arquitetura ou fazer uma oração, mas não perca a chance de contemplá-la também ao anoitecer.

Resumo do que fazer em Gramado e Canela:

Região central de cada uma das cidades
Rua Coberta
Catedral de Pedra em Gramado e também em Canela
Lago Negro
Mini Mundo
Palácio dos Festivais
Aldeia do Papai Noel
Snowland
Le Jardin Parque de Lavanda
Mundo de Chocolate Lugano
Dreamland Museu de Cera,
Harley Motor Show
Salão Super Carros
Hollywood Dreams Car
Mundo a Vapor
Alpen Park
Terra Mágica de Florybal
Vale dos Dinossauros
Castelinho Caracol
Parque da Ferradura
Parque do Caracol
Cascata do Caracol
Bondinhos Aéreos
Parque Floresta Encantado
Parque Fazenda da Serra
Parque das Sequóias
Parque das Corredeiras

Quantos dias ficar? Depende do tempo que você tem disponível, mas de maneira geral 4 dias inteiros são suficientes para fazer tudo tranquilamente.

Onde se hospedar? Minha resposta é: Depende! Porque cada pessoa é única e tem suas preferências. Eu sempre analiso custo-benefício que pode variar de acordo com o gosto e o bolso de cada um. Há muitas pousadas e hotéis e o ideal é sempre pesquisar, ler comentários de viajantes, mas a última vez que fui pra lá tive uma grata surpresa alugando uma casa de 4 quartos, superbem localizada. Fiquei muitíssimo bem instalada e gastei 1/3 do que gastaria numa pousada básica porque era época do Natal Luz onde é tudo muito mais caro. Pra mim foi perfeito!

Farroupilha, Cambará do Sul e Vale dos Vinhedos

 

Farroupilha é uma cidade que fica a 85 km de Gramado e uma rápida passagem pode ser o suficiente. A principal atração é o Parque Salto Ventoso onde há uma das quedas d’água mais espetaculares do Brasil. O parque abriga a belíssima Cascata do Salto Ventoso e possui uma boa infraestrutura. A trilha que leva à cachoeira é de esforço físico baixo, pouco mais de 50 metros.

 

Cambará do Sul também é uma cidade da Serra Gaúcha, porta de entrada para os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Nas duas reservas, as principais atrações são os grandiosos e surpreendentes cânions, cujas muralhas atingem 900 metros de altura e chegam a sete quilômetros de extensão. Para incrementar ainda mais a paisagem, uma infinidade de cachoeiras e rios, além de florestas de mata Atlântica repletas de araucárias, surgem por todos os lados. Lá estão os famosos Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza. Ambos imperdíveis!

 

A região do Vale dos Vinhedos fica a 130 quilômetros de Porto Alegre e ocupa uma extensão com cerca de 80 quilômetros quadrados. A maior parte da área pertence a cidade de Bento Gonçalves, mas Garibaldi e Monte Belo do Sul também fazem parte. É o recanto do Enoturismo do Brasil e concentra mais de 30 vinícolas, que vão de produções familiares até grandes grupos com referências nacionais e internacionais. São tantas boas possibilidades na hora de fazer uma visita guiada, que é preciso estabelecer um foco já que cada uma possui particularidades em seus horários de funcionamento ao visitante.

As vinícolas mais conhecidas são a Casa Valduga, Miolo, Aurora, Cave de Pedra, Salton e a Chandon. Como me hospedei na própria vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves, acabei fazendo o tour guiado nesta, mas fui conhecer de passagem algumas outras, degustar os vinhos e provar os sucos de uva.

 

O que fazer na região?

Além de escolher algumas vinícolas para visitar e desfrutar de momentos únicos, um dos passeios mais procurados, tradicional e imperdível é a Maria Fumaça. O trajeto se dá entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, passando também por Garibaldi onde há degustação de vinhos desta vinícola. Durante os 90 minutos de passeio, os passageiros são embalados com muita música e animação. Enquanto o trem realiza a viagem, imigrantes Italianos convidam os turistas a dançarem e a cantarem músicas clássicas Italianas e gaúchas.

A atração, que percorre 20 quilômetros, mantém viva a cultura ferroviária e as tradições dos imigrantes que colonizaram a Região Uva e Vinho. O passeio na Maria Fumaça pode ser realizado em qualquer período do ano.

Uma boa opção para os aventureiros de plantão é visitar o Parque de Aventuras Gasper. O cenário é de tirar o fôlego e para os mais corajosos, além de usufruir da beleza local poderão arriscar-se num bungee jump, rapel, escalada, tirolesa, arvorismo dentre outras atrações. Para os que preferem o chão, a opção são os quadriciclos. As atividades são pagas a parte.

Há diversas outras opões de passeios na região, não tão clássicas, mas que valem para quem tem tempo. A Casa da Erva Mate é uma delas, onde os visitantes aprendem sobre o ritual de preparação do famoso chimarrão e podem fazer degustação. Há também o Parque da Ovelha que oferece uma vivência original e em geral as crianças adoram. Os turistas podem participar das atividades baseadas na rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros. Ou seja, dar mamadeira para ovelhas bebê, ver cães de pastoreio em atividade e experimentar alguns produtos. E para quem quer fugir um pouco dos vinhos, poderá conhecer o Moinho Graciema que comercializa cervejas artesanais, molhos e diferentes geleias, com destaque para as geleias de cerveja. Embora não haja uma visitação formal, é possível aprender muito com os próprios funcionários.

Resumo do que fazer na região do Vale dos Vinhedos:

Parque Salto Ventoso
Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza
Centro de Bento Gonçalves
Passear pelas vinícolas e fazer um tour guiado em pelo menos uma delas
Passeio de Maria Fumaça
Parque de Aventuras Gasper
Parque da Ovelha
Moinho Graciema

Quantos dias ficar? Depende do seu tempo disponível e do seu desejo pessoal, contudo 2 a 3 dias completos são suficientes.

Onde se hospedar? Há diversas boas opções de acordo com o perfil e desejo de cada um. Eu gostei muito de ficar na Casa Valduga e, para entrar no clima da região, achei bacana se hospedar numa vinícola. Uma experiência diferente. Mas há diversas opções de hospedagem interessantes.

4 – Penedo

 

Pouco mais de duas horas da capital fluminense e bem perto das divisas estaduais de São Paulo e Minas Gerais, Penedo é um distrito de Itatiaia com ares de cidade pequena, mas com boa infraestrutura. A cidade é conhecida com a residência oficial do Papai Noel no hemisfério sul.

A cidade foi fundada em 1929 pelos finlandeses e a cidade tem seu estilo próprio. Passeios para entrar em contato com a natureza, lojinhas de artesanato, bons restaurantes e até apresentações de música fazem de Penedo um excelente lugar para uma escapada de fim de semana.

Não deixe de visitar a Pequena Finlândia, um shopping para quem procura artesanato local e chocolates deliciosos. Dentro dele está a Casa do Papai Noel, um espaço temático que remete às casas da Lapônia, onde mora o Bom Velhinho. As crianças ficam fascinadas e os adultos são presenteados com gostosas recordações da infância.

Outra atração é o Museu Finlandês Dona Eva, que reúne em seu acervo mais de mil objetos, entre livros, fotos, trajes típicos e produtos artesanais trazidos da Finlândia no início do século XX.

Uma das formas de aproveitar a região é fazer um passeio a cavalo. E o que não falta na cidade são Cachoeiras. Lá vão alguns nomes: Cachoeira da Lontra, Cachoeira de Deus, Três Cachoeiras, Poço das Esmeraldas, Serrinha do Alambari, Rio Palmital. Cada uma com suas peculiaridades e dificuldades de acesso. Entretanto, estejam atentos porque algumas são apenas para contemplação, não arrisquem saltos ou nados, outras não são adequadas a crianças. Para maiores informações, consulte um guia local ou guias turísticos.

Para entrar no clima da região e fechar a viagem com chave de ouro, o Jazz Village pode ser uma boa opção. Um pouco escondido, mas de fácil acesso, o espaço fica dentro do Hotel Pequena Suécia, mas é aberto ao público externo. Aconchegante, com boa comida e boa música, tem tudo para render boas lembranças. E caso vá visitar a cidade no primeiro sábado do mês, não deixe de ir ao Baile Finlandês no Clube Finlândia. Será sua chance de ver de perto apresentações de danças típicas, com todos os participantes vestidos a caráter.

Resumo do que fazer em Penedo:

Passear pelo centro
Pequena Finlândia
Casa do Papai Noel
Museu Finlandês Dona Eva
Passeio a cavalo
Muitas cachoeiras
Jazz Village
Baile Finlandês (no primeiro sábado de cada mês)

Quantos dias ficar? Não há tanta coisa assim pra fazer, Penedo é uma cidade gostosa para uma escapada num feriado ou final de semana.

Onde se hospedar? Minha sugestão é buscar dica de viajantes e pesquisar. Há várias opções, contudo não há grandes hotéis e sim pequenos hotéis e pousadas.

5 – Visconde de Mauá

 

A região de Visconde de Mauá é apaixonante por suas montanhas e cachoeiras, pela gastronomia diversificada e requintada, pelas pousadas aconchegantes e românticas. Os atrativos naturais são os grandes destaques de Mauá e suas vilas, que são 3: Mauá, Maringá e Maromba.

A cidade fica dentro de uma área de preservação ambiental e para quem tem tempo, poderá contemplar pelo menos 100 cachoeiras, e obviamente toda a viagem gira em torno delas ou de passeios ecológicos, cavalgadas, afinal estamos em plena Mata Atlântica. Então vamos citar cachoeiras e mais cachoeiras…

A Cachoeira do Escorrega é de fácil acesso uma estrada de terra até que em boas condições. A Poção do Maromba tem duas ótimas “piscinas” para banho. Fica na mesma estrada para o Escorrega e a trilha é bem fácil.

A Cachoeira Véu da Noiva serve mais para uma passada rápida e fotos, porque não tem poço para banho e fica super escondidinha entre a mata, quase não bate sol. Mas como ela é alta, vale umas fotografias.

Considerada a mais bonita cachoeira de Visconde de Mauá, a Santa Clara merece reverência e não há qualquer dificuldade de acesso. Ela tem um paredão de pedras alto, onde dá até para fazer rapel. O gostoso é que a cachoeira tem uma piscininha de areia, então é bem mais confortável tomar banho nela. Tem sombras bacanas ao seu redor, embora no inverno elas sejam dispensáveis, mas se você quer tomar sol, tem área para deitar.

A cachoeira do Alcantilado é um complexo de 9 cachoeiras e a principal tem 50 metros de altura! E no caminho para ela tem um parque chamado Parque das Corredeiras, bacana para quem tem crianças. O parque represou um riozinho e fez uma “prainha”, colocando cadeiras e guarda-sóis em volta, com boias na água para relaxar. A água é rasinha, e transparente. O boia-cross é divertido apesar de não ter muita emoção e ser rapidinho. Lá tem também tirolesa e arvorismo nas versões criança e adultos. Eles têm restaurante com petiscos e 3 opções de almoço. Uma ótima dica para quem tem filhos.

Já o Poço do Marimbondo é um local superlegal, mas difícil chegar de carro comum. Um 4X4 é bem-vindo. Se você não tem um, pode contratar uma agência para o passeio.

A Toca da Raposa é outro local basicamente para tirar umas fotos. Não há lugar nem para sentar. Um pouco mais adiante, na mesma estrada, está a Cachoeira do Santuário. Fica em uma propriedade privada, que cobra ingresso e há os que acham imperdível e os que já dizem que o valor não compensa. Minha dica é, se tiver tempo sobrando, por que não?

Já no centro comercial é possível viver a cultura da região, conhecer o artesanato local, aproveitar o chocolate quente ou o café e se deliciar com a gastronomia local que, obviamente no inverno, inclui um delicioso fondue.

Para os amantes da adrenalina, há boas opções na região para curtir Voo Livre, Rapel, locar Jipes e quadriciclos ou fazer canoagem.

Dica para os pets lovers: essa é uma região boa para fazer uma viagem com cachorro já que muitas pousadas, restaurantes e atrações aceitam animais de estimação.

Resumo do que fazer em Visconde de Mauá:  

Uma infinidade de Cachoeiras (veja nomes acima) , trilhas e cavalgadas.
Centro Comercial
Artesanato e cultura da região
Aproveitar o clima e a gastronomia local
Voo Livre
Rapel
Jipes
Quadriciclos
Canoagem

Quantos dias ficar? Um final de semana ou feriado prolongado está ótimo.

Onde se hospedar? Há uma porção de pousadas charmosas. Vale a dica de sempre, pesquisar disponibilidade, preços e comentários de viajantes para escolher aquela que mais lhe convier.

Quer mais dicas? Temos muitas!