Se você vai fazer uma viagem nacional ou internacional, é importante que o seguro viagem faça parte do seu planejamento. Nos casos de viagens nacionais, verifique se o seu plano de saúde cobre atendimentos para o destino escolhido e certifique-se quais são as coberturas. Se elas atenderem às necessidades da viagem, não há necessidade de contratar um seguro, caso contrário, não deixe de adquirir um.

Imprevistos comuns podem transformar sua viagem dos sonhos num terrível pesadelo. Nunca pretendemos ficar doentes ou viver qualquer intercorrência, mas elas podem acontecer.

As coberturas dos seguros não se restringem apenas a despesas médico-hospitalares. Os planos ainda incluem assistência odontológica, farmacêutica, jurídica, traslado médico, extravio de bagagens, cancelamentos de voos (regras aplicáveis) e outros inúmeros benefícios. Ao contratar um seguro viagem, é muito importante checar se as coberturas atendem às suas necessidades.

Ao contrário do que muitos pensam, o valor de um bom seguro não é nada caro se comparado com tudo o que ele pode oferecer como cobertura para os seus clientes. Cotar é importante, conhecer a reputação da empresa também. Nem sempre o mais caro é o melhor. E o valor irá depender do tipo de cobertura, do destino da viagem, se é nacional ou internacional, da sua duração entre outros fatores.

E por que contratar um seguro viagem?

Os custos médicos podem ser superiores às despesas da sua viagem inteira! Imaginem pagar um atendimento médico em Euro ou Dólar! Em vários países não existe atendimento público de saúde, então, se você precisar de cuidados médicos, terá que gastar e normalmente não é pouco. Além disso, há países que o seguro é obrigatório para que se possa passar na imigração, com valor mínimo determinado para suprir as suas despesas médicas.

Dica: Há cartões de crédito que oferecem gratuitamente seguros viagem. Contate sua operadora de cartão e verifique se eles possuem esse serviço. Se possuírem, lembre-se que eles têm que emitir uma apólice. Estejam atentos às coberturas e regras aplicáveis. Compare com outros seguros se necessário.

Uma outra dica é ler a apólice antes de viajar. Há sempre regras aplicáveis e muitas seguradoras têm linha de contato direto no exterior e, a menos que seja caso de ir diretamente para o hospital, você deve ligar para o número de telefone indicado e eles darão as orientações sobre como proceder, muitas vezes enviando um médico até o local por você designado, como o próprio hotel.

Enfim, para ter uma viagem mais tranquila, um seguro-viagem pode ser um grande aliado.

Quer mais dicas? Temos muitas!