Em 2017 havia sido anunciada a construção do ousado projeto de arquitetura coordenado por Kjetil Trædal Thorsen da empresa norueguesa Snoehetta, também responsável pela Opera House, em Oslo, e o memorial do 11 de Setembro, em Nova York, EUA. Cumprindo fielmente sua previsão, foi inaugurado em março, às margens do Mar do Norte da Noruega, em Baaly, o Under, primeiro restaurante submerso da Europa. Especializado em peixes, já tem fila de espera de mais de 7 mil pessoas.

Ele conta com uma estrutura de concreto de 34 metros que fica parcialmente submersa sob a superfície de Lindesnes, na ponta da costa sul da Noruega. As enormes janelas de acrílico do restaurante oferecem uma visão da vida marinha do Oceano Atlântico em constante transformação pelas estações do ano.

A maior dificuldade da equipe, comenta Thorsen, foi encontrar um formato e uma localização adequados para abrigar o Under. Com grossas paredes de concreto erguidas na costa rochosa, a estrutura foi construída para suportar a pressão e o constante choque dos mares turbulentos daquela região. O transporte da larga estrutura foi outro grande desafio. Além do cuidado com a construção em si, a preocupação maior da equipe foi completar a instalação preservando o meio ambiente. “Ela teve que ser colocada de maneira muito cuidadosa de forma a preservar a paisagem submarina, para não arruinar a ecologia do lugar”, menciona Thorsen. A ideia é que a estrutura se torne parte do ambiente marinho com o passar do tempo, uma vez que a resistência do concreto servirá como um coral artificial, habitat ideal para moluscos e algas.

O restaurante traz consigo uma nova proposta, diferentemente de outros parecidos já existentes pelo mundo*. Ele é o único deles que, além de servir almoços e jantares, também funcionará como um centro de pesquisa da vida marinha, segundo Stig Ubostad, sócio do Under. Ubostad informou ainda que o projeto foi dividido em três pilares: biologia marinha, arquitetura e gastronomia.

Comandado pelo chef Nicolai Ellitsgaard, o cardápio só usa ingredientes pescados ou colhidos nos arredores. Nicolai trabalhou por mais de um ano na concepção do cardápio, que explora novas formas de usar diferentes ingredientes marinhos disponíveis bem perto do restaurante. O próprio chef acorda cedo e percorre o entorno de Under em busca do que servir para o jantar.

E claro, como tudo que é único e maravilhoso, a mais nova atração da Noruega não cabe no bolso de qualquer um. Uma refeição completa custa US$ 430 (cerca de R$ 1.650), incluindo bebidas.

Quer saber mais? Acesse o site do restaurante: https://www.under.no/

Outros restaurantes subaquáticos ao redor do mundo parecidos com o Under:

 

Subsix

 

Localizado no resort Per Aqqum nas Maldivas, fica a 500 metros da costa e há 6 metros de profundidade no mar. Incrivelmente lindo!

Al Mahara

 

Este sofisticado restaurante está localizado na cidade de Dubai, dentro do Burj Al Arab, um dos hotéis mais famosos, o único 7 estrelas no mundo.

Sea at Anantara Kihavah

 

Este incrível restaurante localizado nas Ilhas Maldivas fica dentro do resort Atol de Baa. Ele é também a primeira adega underwater do mundo, com diversos prêmios de melhor Carta de Vinhos do ano, composto por mais de 275 rótulos de 15 países diferentes.

Red Sea Star

 

Este foi o primeiro bar e restaurante, construído em 1998. Está localizado na cidade israelita Eilat e fica a 70 metros da costa, submerso há 6 metros do Mar Vermelho, sendo a entrada através de uma passarela de 15 metros.

Ithaa Undersea Restaurant

 

Também localizado nas Ilhas Maldivas, este restaurante subaquático fica no Resort Conrad Rangali e foi o primeiro a ser inteiramente rodeado por vidros, permitindo uma visão panorâmica do fundo do mar. O espaço é pequeno, exclusivo para apenas 14 clientes por vez.