Viajar em férias é maravilhoso e não há como discordar disso, entretanto, pequenos detalhes podem causar transtornos gigantescos. Abaixo listei algumas dicas importantes para qualquer viajante. Até os mais experientes podem cometer erros básicos, então vamos lá!

  • É fundamental pesquisar ao menos o básico sobre o destino final. Há muitos pontos importantes que podem fazer com que sua viagem seja boa ou um caos, tais como:

1 – Alimentação: Esse é um assunto sérios especialmente para pessoas com restrições, alergias, intolerâncias.

2 – Hábitos e costumes, religião (que é sempre um tema delicado), cultura: isso é imprescindível para não cometer erros graves nem se frustrar com a viagem. Na Índia, por exemplo, as pessoas utilizam as mãos para comer, na verdade a mão direita, porque a esquerda é a utilizada no banheiro para se limpar já que não usam papel. Portanto, não tentem cumprimentar alguém com a mão esquerda.

  • Leve roupas adequadas tanto à cultura local como em relação à estação do ano. Normalmente final de junho já é calor na Europa, mas em alguns lugares da região é possível passar frio ainda e ter que pagar caro por roupas básicas que nem sempre são legais ou faz parte do seu orçamento. E se você vai visitar o Vaticano ou uma Mesquita, por exemplo, não poderá usar qualquer roupa. No dia em que fui ao Vaticano em Roma, estava muito calor e eu usava um macacão curto. Tive que entrar em uma loja para comprar roupa porque o que eu usava não era autorizado. Acabei adquirindo algo caro e que não me agradava tanto, mas não dava tempo de voltar para o hotel.

 

  • Transporte: o sucesso do seu roteiro depende muito disso. Entender as opções de transportes é essencial para traçar bons roteiros. Há países que carro é a pior opção e metrô a mais rápida e prática. Em outros, taxi pode ser perigoso, Uber não é legalizado e por aí vai. Saber se locomover na cidade impede você de perder tempo ou se perder em lugares e horários indesejados. Se for alugar carro, entenda as leis de trânsito local, se o país tem a mão igual ou contrária ao Brasil, escolha uma locadora de confiança etc.

 

  • Seguro Viagem é sempre um ponto importante, escrevi no Blog há pouco tempo atrás sobre ele. Você pode ter a opção de contratar um seguro ou utilizar o do seu cartão de crédito caso possua esse benefício, mas cuidado, você precisa avaliar as coberturas oferecidas. Não contratamos um seguro achando que vamos utilizá-lo, mas isso pode acontecer. Outro ponto é quanto à extravio de bagagem: entenda as coberturas. Uma amiga estava num trem em Portugal indo de Porto a Lisboa. É obrigatório deixar a mala no bagageiro e quando ela foi descer, sua mala tinha sido roubada, não há câmeras de monitoramento, a empresa não cobria nada e seu seguro viagem só contemplava extravio de bagagem no aeroporto e com restrições. Resumo: ela perdeu mais de 6 mil euros com isso.

 

  • Validade do Passaporte e necessidade de visto: atenção porque alguns países permitem que o viajante tenha passaporte válido até a data de retorno ao país de origem, mas em outros é necessário que o mesmo tenha validade de no mínimo 6 meses a contar a data do retorno. Verifique ainda se há necessidade de visto para entrar no país de destino ou até numa conexão do seu voo. No site das embaixadas é possível obter essas informações.

 

  • Vacinação e certificado internacional: Alguns países exigem que seja apresentado o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Não pense que a sua carteirinha aqui do Brasil será válida numa viagem internacional. Por muito pouco não perdi meu voo para Bogotá porque eu não estava com o certificado internacional de vacinação. Tive que contar com a sorte da Anvisa emitir o meu há alguns minutos antes do voo, já no aeroporto internacional de Guarulhos. Dependendo do destino, você não embarca e ponto final. Entre no site da Anvisa, faça a consulta se o país de destino exige o CIVP e siga os procedimentos.

 

  • Quando for planejar sua viagem, não se esqueça de que compras no exterior no cartão de crédito terão acréscimo de IOF. Muitas vezes um cartão pré-pago internacional pode ser uma boa alternativa para evitar a oscilação da moeda e controlar os gastos.

 

  • Chip de Celular ou contrato com sua operadora: hoje em dia uma forma muito prática e barata é comprar chip de celular e assim ter acesso a dados. Impossível, dependendo da viagem, ficar sem GPS, sem dados móveis inclusive para se locomover. Em cada país há uma alternativa viável, não deixe de consultar qual a melhor opção para seu destino final. Uma opção pode ser sua própria operadora aqui do Brasil. Consulte os pacotes disponíveis.

 

  • Tenha sempre todos os documentos em mãos, com fácil acesso, incluindo reservas dos hotéis, aluguel de carros etc.

 

  • Muitas vezes temos a falsa expectativa que em países desenvolvidos não estamos tão sujeitos a assaltos.  Ledo engano, portanto, fique atento, ande com seus pertences junto com você, sem distrações. Documentos, máquina fotográfica, bolsa, mochila, dinheiro, celular.

 

  • Leve adaptador de tomadas. Existem diversos modelos de tomadas pelo mundo e, na maioria das vezes nossos aparelhos eletrônicos não são compatíveis com o país que pretendemos visitar.

 

  • Atenção com a quantidade e as dimensões das malas. Você pode até ter comprado a sua passagem aérea internacional incluindo as malas despachadas, mas há restrições de quantidades e dimensões em voos internos dentro de outros países, sem falar que comprar bagagem extra pode custar mais caro que a própria tarifa aérea.

 

  • Medicações: Monte sua farmacinha com itens básicos e, se por acaso você faz uso de substâncias controladas, saiba que não poderá comprar os remédios no exterior sem receitas e, mesmo com elas, há restrições aplicáveis dependendo do país. Portanto a dica é levar medicamentos básicos e outros que você possa precisar.

 

  • Esteja atento às regras de transporte de líquidos na mala de mão, o que vale inclusive para medicações. Não é permitido ultrapassar 100 ml por frasco de líquido e deve estar em embalagem tipo ziploc.