O estado de São Paulo é muito rico em cultura e variedade de locais para conhecer num final de semana. Aqui vão algumas dicas de destinos para passear e que podem ser feitos num final de semana ou feriado.

1 – Brotas, o destino conhecido pelo turismo de aventura e pelo ecoturismo. A cidade reserva cachoeiras, rafting, tirolesas, eco parques, pontos turísticos culturais, gastronômicos e hotéis fazenda. Um destino delicioso para uma escapada num final de semana ou até um bate-volta.

2 – Socorro, uma cidade de aventuras a apenas 132 Km de São Paulo, localizada na encosta da Serra da Mantiqueira. Rica em belezas naturais, cortada por rios e cachoeiras, a cidade oferece principalmente esportes de aventura e turismo de compras. Quem nunca ouviu falar do Boia-Cross ou do Rafting da cidade? Não quer água? Há outras atividades como voo livre, cavalgada, passeios de quadriciclo, trilha para ciclistas e muito mais. A cidade também se intitula como “Pet Friendly”.

3 – Serra Negra, parte do Circuito das Águas Paulista, a cidade está a 152 km de São Paulo e reúne famílias em busca de atividades de lazer. Ela é bem conhecida por ser um pólo de moda de inverno com bom custo benefício. Possui restaurantes de comida caseira típica do interior e também de culinária internacional. É possível curtir o final de semana em hotéis fazenda ou passeando em parques com fontes de água mineral, aproveitando o teleférico e andando pela cidade.

4 – São Roque, um lugar tão pertinho de São Paulo que vale um bate-volta para quem não quer passar o final de semana todo. É famosa por suas vinícolas e seu Roteiro do Vinho, mas há diversas outras opções de entretenimento. A cidade tem um rico patrimônio histórico, cultural e ecológico. Entre as principais atrações estão o Morro do Cruzeiro, o Sítio Santo Antonio, Morro do Saboó, Recanto da Cascata e o famoso Ski Montain Park. E tem muito mais, portanto, vale a visita.

5 – Joanópolis, perfeita para quem quer ter contato com natureza e tomar banhos de cachoeira. Esta cidade fica a 130 km de São Paulo e é um destino que reserva surpresas para os turistas que visitam o local. Um dos passeios mais procurados na região é a Cachoeira dos Pretos, com 154 metros de altura. Tanto o volume quanto o barulho das águas renovam as energias que qualquer um!

6 – Águas de São Pedro é considerado o menor município paulista e o segundo menor em extensão territorial do Brasil, estando a 187 km da Capital. As ruas são acolhedoras, o povo simpático e a cidade não chega a 30 ruas, mas oferece muito verde em seus parques e água por todos os lados já que o grande destaque da região são suas fontes com águas termais e hidrominerais de valor medicinal. Quem visita a cidadezinha pode descansar no minijardim municipal, curtir o Parque das Águas e o Parque Municipal.

7 – Águas de Lindóia, um dos mais importantes centros hidro climáticos do mundo, atrai turistas por conta das propriedades medicinais atestadas de suas fontes e estâncias entre os vales da Serra da Mantiqueira. O destino também conta com o turismo rural e algumas aventuras. É polo de moda e produtos artesanais de fazenda e conta com uma diversificada rede hoteleira. Muitos barzinhos e restaurantes estão espalhados por toda a cidade.

8 – Botucatu, distante a 235 quilômetros da capital estadual, propicia aos seus visitantes contato com a natureza aliado a passeios radicais. A cidade possui inúmeras cachoeiras, trilhas para ciclismo e formações rochosas ideais para escalada e rapel. A região de Cuesta de Botucatu é uma das áreas mais procuradas pelos turistas, já que apresenta uma bela paisagem que rende lindas fotografias, o bairro Demétria é outro lugar que merece destaque.

9 – Juquitiba – Se você deseja um curtir um final de semana ao lado da natureza, mas sem ir muito longe de casa, Juquitiba pode ser uma excelente visita. Ela ficou famosa dada sua proximidade com a capital. Esta cidade possui muito verde e é uma ótima opção para a prática de esportes aquáticos, tirolesa, arvorismo, escalada e claro, o rafting. Situada no interior de SP, é privilegiada com muitos rios, cachoeiras e uma natureza diversificada que dá um charme todo especial.

10 – Olímpia, conhecida pelos parques aquáticos termais, a cidade vem ganhando fama e atraindo cada vez mais turistas especialmente pelos seus parques aquáticos Thermas do Laranjais (o terceiro mais visitado do mundo) e o Hot Beach, inaugurado em 2017. Na semana passada, dia 08 de agosto, foi inaugurado o Vale dos Dinossauros, com 38 réplicas em tamanho real dos lendários animais pré-históricos, instalado em 10 mil m2 e será mais uma opção de passeio.

11 – Campos do Jordão, uma cidade aconchegante que pode ser visitada o ano inteiro, embora a época mais procurada seja o inverno. Há diversas atrações, bares, baladas, eventos culturais e lugares para conhecer. É um destino corriqueiro para muitos paulistas, mas a cidade nunca perde a sua majestade. Famosa por promover o inverno mais badalado do Brasil, encanta por sua beleza natural e arquitetura europeia. Andar pelo centro da cidade, Capivari, é uma delícia!

12 – Monte Verde, uma cidade que fica na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. O gostoso do distrito é circular pela sua rua principal, a Avenida Monte Verde, onde se concentram todos os restaurantes, lojas e serviços. Para quem quer desestressar, uma boa pedida é contratar um passeio de Jeep, andar a cavalo, de quadriciclo, fazer trilhas, arco e flecha, slackline. Os mais radicais podem escolher escalada, arvorismo e tirolesa. É um destino bacana para um final de semana.