Um lago na Sibéria virou assunto no Instagram. Centenas de lindas fotografias são tiradas com frequência no local e, de tão famoso que ficou, foi até criada uma conta no Instagram @maldives_nsk , onde são repostadas todas as fotos das pessoas que posam em frente e até dentro daquele “paraíso. Atualmente (agosto/2019) a conta possui 5228 seguidores.

Mas o que há de estranho ou diferente nesse assunto?

Pois é, apesar de aparentar ser um local de beleza inigualável, com fotos dignas das Ilhas Maldivas, assim como os posts sugerem, o lago nada mais é do que um depósito de lixo tóxico. Sim, a Usina ali instalada o utiliza como descarte de produtos químicos que são nocivos à saúde. Pessoas que entram para registrar suas fotos estão sujeitas a riscos de contaminação e alergias. Apesar de não ter qualquer placa informativa, ao observar o comportamento dos turistas, a Companhia Geradora de Energia da Sibéria emitiu um alerta na região informando que o lago é TÓXICO!

Ainda assim, são muitos os que se arriscam para registrarem suas fotos perfeitas naquele azul-turquesa de tirar o fôlego. E, de onde vem essa coloração? Segundo a empresa, é o resultado da mistura de sais de cálcio e metais dissolvidos em cinzas de carvão, despejadas na água através de tubos de uma estação elétrica. A usina informa que as cinzas despejadas no lago tornaram seu chão extremamente lamacento e afirmam que sair sozinhos do reservatório é quase impossível. Impressionante não?

Ao ver as fotografias do local, dá até pra entender porque tantos turistas desejam um ou vários cliques naquele lago, mas é melhor não arriscar, não é mesmo?!