Um dos problemas que viajantes enfrentam quando precisam comprar somente um trecho de uma passagem aérea internacional são os preços cobrados pela maioria das companhias. Não raro o valor de um trecho é igual ou superior ao de ida e volta, sendo por vezes mais barato comprar ambos trechos e abandonar o trecho do retorno.

Isso acontece porque as companhias aéreas entendem que você não pretende comprar a passagem de volta com elas e assim não mostram os valores promocionais, disponibilizando apenas as tarifas cheias, as mais caras.

Há algumas maneiras de driblar esse problema e são essas dicas que vou listar abaixo:

1 – Adquira passagens com pontos do seu cartão de crédito ou milhas onde normalmente será possível resgatar sua passagem pagando somente a pontuação do trecho. O que ocorre é que, ao adquirir a passagem com pontos do seu cartão ou de algum programa de fidelidade, poderá ocorrer a cobrança de alguma taxa extra, mas ainda assim, os valores costumam valer a pena.

2 – Compre passagens de agências online que vendem passagem com milhas, tais como MaxMilhas, 123 Milhas. Essas empresas são plataformas que se conectam com pessoas que querem vender suas milhas e as que querem comprar passagem aérea. Assim, sua passagem será comprada com as milhas de outras pessoas, o que consequentemente pode fazer com que elas sejam bem mais baratas.

3 – Pesquise companhias aéreas low-cost ou empresas que se utilizam de políticas tarifárias mais flexíveis para esse tipo de passagem. Com a flexibilização da ANAC, empresas estrangeiras que atuam no segmento low-cost (baixo custo) estão chegando ao Brasil. Ainda há poucas que atuam no nosso país e são escassos os trechos, mas a tendência é que essa oferta aumente. Mas atenção, empresas low cost tem uma segmentação diferente das empresas convencionais e para que as tarifas sejam baixas, o custo das passagens praticamente inclui somente o trajeto e nada mais. Nenhuma bagagem, nenhum tipo de serviço a bordo e por aí vai. Vale a pena, mas esteja ciente deste fato. Além dessas empresas, outras como a Air Europa, a TAP e algumas rotas da Latam e Azul disponibilizam trechos só de ida com preços promocionais. Pesquise!

4 – Utilize buscadores de passagens aéreas. Assim como podemos utilizar o site Buscapé, por exemplo, para comparação de preços de algum produto que desejamos, podemos nos utilizar de buscadores de passagens aéreas para o destino que queremos. A primeira busca que faço para um determinado destino, inicio através desses buscadores. Eles podem indicar qual ou quais as companhias aéreas que possuem as menores tarifas para o trecho desejado, mas alguns cuidados são necessários como checar mais de uma possibilidade de data e também verificar qual a empresa está vendendo a passagem e desta forma ter a certeza de que estará comprando sua passagem de uma empresa idônea. 

5 – Tudo o que mencionei acima pode ser utilizado para encontrar passagens aéreas mais baratas tanto para um único trecho como para a viagem ida e volta. Algumas outras dicas podem te ajudar a encontrar passagens aéreas mais baratas, tais como:

5.1Tenha alguma flexibilidade de datas na viagem já que há variações significativas no preço de passagens aéreas de um dia para o outro.

5.2Utilizem buscadores de passagens aéreas e incluam voos com conexões. Em alguns casos valem a pena e nem sempre são conexões longas.

5.3Pesquise todos os aeroportos disponíveis na rota desejada. Aeroportos secundários podem ser ótimas opções.

5.4Evite a alta temporada, períodos escolares e feriados prolongados. Nessas épocas as procuras são maiores e, portanto, os preços mais altos.  Atenção que em alguns países a alta temporada são em datas que para nós seria baixa temporada, como é o caso de países na Europa e destinos de neve como o Chile, onde ambos têm agosto como alta temporada.

5.5Esteja atento a promoções aéreas, mas cuidado, nem sempre o que é anunciado como promoção pode ser considerado um preço convidativo. 

E você que deseja comprar bilhete apenas de ida, cuidado! Alguns países ou companhias aéreas exigem a apresentação da passagem de volta para quem viaja sem bilhete de ida e volta utilizando o visto de turista para entrar no país. Verifique a regra do destino e da cia aérea antes de comprar sua passagem.

Gostou das dicas? Tem outras alternativas ou sugestões? Comente aqui!