Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional a muitos países. Atualmente ele é necessário para viagens a qualquer país fora da América do Sul.

Obter seu passaporte é simples e rápido se você seguir os passos corretamente. Neste post vamos falar dos passaportes comuns para brasileiros, mas há outros casos que devem ser consultados no site da Polícia Federal.

Primeiramente é importante saber que esse documento é emitido pela Polícia Federal, o custo não é alto e é mandatório você comparecer em um posto duas vezes: uma para conferência dos documentos já preenchidos por você no site da PF (veja abaixo), tirar as digitais e sua foto e outra apenas para retirar o passaporte pronto.

Elaboramos então esse roteiro para ajudar você!

1) Quais os requisitos para tirar seu passaporte?

– ser BRASILEIRO;
– ter-se alistado eleitor, quando obrigatório;
– ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva. Consulte o site do TSE antes; 
– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça; 
– reunir os documentos ORIGINAIS listados mais abaixo.

2) Na dúvida, entre na página da Polícia Federal e leia sobre a documentação necessária para prevenir problemas. Essa é a fonte mais precisa de informação já que são eles que emitem o documento. Leia atentamente as orientações de forma a evitar retrabalhos e custos extras.

3) Separe todos os documentos ORIGINAIS necessários, são eles:

– Documento de Identidade (leia no site- link acima – os aceitos como documento de identificação, mas se você levar RG e CNH atenderá os requisitos);
– CPF (não necessário se o mesmo já constar no RG, CNH ou Carteira de Trabalho e um deles seja o documento de identidade que você irá apresentar);
– Certidão de Casamento (caso tenha alteração no nome);
– Certificado de Naturalização nos casos de quem foi naturalizado;
– Passaporte anterior caso já tenha algum anterior emitido;
– Indígenas deverão apresentar a carteira de identidade específica ou da FUNAI. 

Atenção:

  • O documento de identificação poderá ser recusado se não estiver de acordo com as normas estabelecidas pela PF como estar rasurado, vencido ou danificado.
  • A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, deve apresentar, além do documento de identidade,TODAS AS CERTIDÕES COMO DE DIVÓRCIO e CASAMENTO com as devidas averbações/anotações atualizadas, para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores.

4 ) Preencha o formulário de solicitação no Site da Polícia Federal e vá completando o formulário, conferindo as informações para não incorrer em erros. São quatro telas, veja abaixo. Após sua conferência minuciosa, clique em “Enviar” e será gerado o Boleto para pagamento da emissão do documento.

5 ) Pague a taxa de emissão e certifique-se de que o pagamento da GRU (boleto) foi realmente efetuado e não apenas o “agendamento de pagamento”.  Junte com os demais documentos esse boleto e comprovante do pagamento com a GRU. Não é obrigatório mas em caso de alguma divergência, poderá ser exigido.

6 ) Com a GRU já paga, você poderá fazer o agendamento acessando a página “Requerer Passaporte” do site da PF e ir para a Etapa 4, lá tem o link para efetuar o agendamento. Preencha as informações ali contidas (o nr. do protocolo é o número que foi gerado após a emissão do documento preenchido e está na parte superior dele), clique em prosseguir e você poderá escolher a cidade e o posto mais próximo a você. Feito isso, você terá acesso às datas e horários disponíveis. Basta agendar!

OBS: Caso precise reagendar, é importante saber que, por questões de segurança, será possível reagendar apenas 2 (duas) vezes a cada 30 dias.

7 ) Na data agendada, compareça ao posto da PF com toda a documentação original mencionada no item 3 acima.

Não é necessário levar fotografia. Eles tiram no local. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

8) Para a retirada do passaporte pronto, compareça ao posto escolhido com um documento de identidade original.  No caso de menores de 18 anos, eles também deverão estar presentes, mas na retirada não é necessário estar com ambos os pais como acontece no momento da solicitação. Basta estar a criança e um dos genitores ou responsável legal.

PASSAPORTE PARA MENORES DE 18 ANOS

Se o requerente for menor de 18 anos, deverá ser preenchida e apresentada AUTORIZAÇÃO PRÓPRIA – Clique aqui para saber mais

Observe que há formulário específico e obrigatório a ser preenchido. São três modelos e a opção varia de acordo com a autorização dada pelos pais, que são:

  • Autorização para concessão de passaporte para menor
  • autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores, indistintamente
  • autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores ou desacompanhado.

ATENÇÃO: Se você não atende um ou mais requisitos ou tem alguma situação específica, consulte o site da Polícia federal. Ele é completo e autoexplicativo, desta forma evitará situações desagradáveis ou mesmo recusa da emissão do passaporte.

Quer mais dicas? Temos muitas!