Olá viajante!

Você já enfrentou algum apuro em viagem? Atire a primeira pedra quem nunca passou por isso…

Todo viajante tem histórias de perrengues para contar. Das mais comuns àquelas que não gostaríamos de viver em nenhuma circunstância. Desde um simples excesso de bagagem ou não falar o idioma local, reservar um hotel furada, ficar sem internet, como não ter seguro viagem e alguém falecer no destino. Parece sinistro não? Mas aconteceu com uma amiga e por conta de todos os trâmites (sem falar nos custos), foram 10 dias para conseguirem trazer o corpo do seu sogro de volta para o Brasil. Complicado, não é mesmo?

Hoje iremos compartilhar com vocês algumas situações frustrantes e que podem deixar sua viagem altamente estressante. Em cada uma delas, colocamos dicas simples que podem ajudá-los.

1) Perder o passaporte: Diga-se de passagem, isso não tem nada de agradável e rende uma boa dose de dor de cabeça! Se você estiver no exterior e perder o seu passaporte, ou ainda, se for roubado, o primeiro passo é procurar imediatamente a polícia local e registrar o fato ocorrido, aqui no Brasil conhecemos como boletim de ocorrência (B.O.). O segundo passo é acessar o site PORTAL CONSULAR e preencher o formulário de solicitação do passaporte. Após o preenchimento, procure a embaixada ou consulado brasileiro no país, com o boletim e formulário preenchido e impresso. Solicite um novo passaporte para a embaixada ou consulado brasileiro. Você deverá pagar uma taxa e aguardar em torno de 10 dias para tê-lo em mãos. É claro que esse prazo é muito tempo, portanto, caso seu embarque esteja próximo e você tenha que voltar para o Brasil, solicite ao consulado brasileiro uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

Aquele velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” é sempre bem-vindo! O ideal é guardar bem o seu passaporte. Se precisar sair com ele, coloque-o em uma pochete doleira, do contrário, deixe-o trancado no cofre do hotel.

2) Ser preso: Oi? Como assim ser preso? Sim, é isso mesmo! Coisas corriqueiras que estamos acostumados no Brasil podem ser graves em outro país. Ser preso é apenas um dos problemas, mas há muitos outros; dos mais simples tal como ser multado por atravessar a rua fora da faixa de pedestres até outros mais graves tipo ingerir bebida alcoólica em locais proibidos. Beber na rua para nós brasileiro é totalmente normal, mas em alguns países pode levar o turista à prisão. Bom, e drogas então nem se fale! E se você é paquerador, tome cuidado! Em alguns países como os muçulmanos, você pode ir preso.

Entenda que você está longe de casa e muitos países têm punição severa! Você pode ser deportado ou chegar a receber pena de morte. Então, não marque bobeira, consulte as leis do país antes de embarcar e por via das dúvidas, use e abuse do “bom senso”.

3) Ficar doente: É caro colega, se você reclama que o SUS no Brasil não funciona direito, saiba que em alguns países os hospitais públicos são pagos. Se você precisar de uma emergência como uma simples unha, você terá que pagar. Imagina então se for algo realmente grave!! O melhor a fazer é contratar um seguro viagem que cubra as principais despesas. Consulte o seu Agente de Viagens para maiores detalhes. 

4) Bagagem extraviada: Esse é um problema mais comum do que gostaríamos que fosse. Por diversas razões pode acontecer de você chegar ao destino e sua mala não. É um transtorno! Há situações em que a mala nunca mais apareceu, mas isso já é incomum; entretanto, passar mais de 24 horas sem sua bagagem é algo bastante corriqueiro, especialmente se o destino for fora do Brasil, por causa de distância e frequência de voos. Você pode reclamar, xingar, fazer o que quiser, entretanto o fato é que ficará sem seus pertences por algum tempo, então lá vão algumas dicas:

1 – Leve pelo menos uma troca de roupa e itens essenciais na sua mala de mão,

2 – Se estiver viajando com sua família, faça um mix de roupas entre as malas ou pelo menos coloque peças-chave de um e outro entre as bagagens a serem despachadas. Se alguma não chegar, terá disponível ao menos algo para vestir no destino, sempre lembrando que se o destino é praia, por exemplo, não esqueça de colocar um biquíni ou sunga em sua mala de mão. Prevenir é sempre o melhor remédio.

E saiba que você terá direito de ser ressarcido pela companhia aérea, mas normalmente são eles que estabelecem esses valores.

5) Dinheiro: Dinheiro na mão é vendaval, mas viajar com fé pensando que apenas o cartão de crédito é a salvação de tudo já é demais! Exatamente, o cartão pode ser bloqueado, furtado, não aceito, pode não funcionar na hora que você precisar. E viajar com o dinheiro contado também não é a melhor alternativa já que podem ocorrer imprevistos; acabar mais rapidamente que o planejado ou ainda não conseguir fazer saque com seu cartão. Além disso, você pode ficar até sem o APP do banco no celular e, se tiver que fazer uma ligação para seu banco no Brasil, certamente vai custar bem caro. Então, evite essas situações deixando tudo planejado e organizado.

Dica Extra: Se você for ficar muito tempo ausente, deixe uma procuração para algum responsável. De fato, na hora do perrengue não é nada engraçado, mas mantenha a calma, essa é a melhor opção em todos os momentos. Ao final dá tudo certo e você ainda terá muita história para contar depois da viagem.

Gostou das dicas? Quer evitar perrengues? Fale conosco, será um prazer planejar sua viagem!