Desde Maio de 2018, o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, está em recuperação judicial. É possível que a Infraero assuma temporariamente a gestão do aeroporto já que a atual concessionária Aeroportos Brasil Viracopos ABV, que administra o terminal, ainda não chegou a um acordo com credores de dívidas que superam os R$ 7 bilhões. Mais de 60% delas é com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No último sábado, dia 28 de setembro, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) afirmou que o governo federal está “pronto” para agir caso seja necessário intervir na concessão do aeroporto. Em sua fala ele afirma que há planos para o aeroporto e que o problema do terminal não é operacional e sim financeiro portanto ela continuará operando normalmente. “Temos planos A, B ou C para Viracopos. Estamos prontos para a decretação de falência, para fazer uma intervenção no aeroporto ou para receber 1 pedido de relicitação. Os estudos estão engatilhados para fazer a licitação. Poderíamos fazer no ano que vem”.

Nesta 2ª feira (30.set), o ministro viajou para Madri, na Espanha, para apresentar o portfólio do governo para possíveis investidores estrangeiros. A viagem faz parte de uma série de encontros no exterior mantida pelo ministro desde junho. Ele já passou por Washington e Nova York, nos Estados Unidos. Em novembro, deve ir para o Oriente Médio e China.