Vamos começar informando que aqui há uma polêmica. A dúvida sobre qual é a avenida mais larga no mundo fica numa disputa entre Brasil e Argentina.

Há quem afirme que o primeiro lugar fica com o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas – seis em cada direção – somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes. Entretanto essa teoria cai por terra quando se entende que sua enorme largura deve ao imenso canteiro ajardinado entre elas, portanto nossos hermanos acabam ganhando o primeiro lugar.

Em Buenos Aires está a ganhadora, a famosa Avenida 9 de Julio. Ela tem uma pista central com 12 faixas e duas pistas laterais com 3 faixas cada uma, perfazendo o total de 18 faixas de rolamento. Em alguns pontos esse número chega a 22!

Alguns críticos não aceitam contabilizar as pistas laterais, pois antigamente eram vias independentes e, oficialmente, não são chamadas de 9 de Julio. Entretanto, sob o ponto de vista de função de trânsito, elas configuram claramente pistas laterais da principal, sendo separadas por canteiros de 10 metros de largura, aproximadamente. Atravessá-la de uma só vez não é nada simples… somente se for correndo! A sua largura alcança os 140 metros e em sua extensão, ela une ao Sul a Plaza Constituicion, o terminal ferroviário da cidade e um dos principais pontos de conexão do transporte público da cidade, e ao Norte a Avenida Del Libertador, outra importante avenida na cidade, percorrendo uma distância de aproximadamente 3 km. Ela não foi construída rapidamente, ao contrário, sua construção se iniciou em 1912 e finalizada somente em 1930. Seu nome foi dado em homenagem ao dia da declaração da independência da Argentina de 1816.

Curiosidade Rota K, conhecendo pequenos detalhes no mundo!