A famosa temporada Black Friday está se aproximando. Para quem não sabe, o termo Black Friday, traduzido para a língua portuguesa, significa sexta-feira negra.

Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte de diversas empresas, vem se estendendo pelo resto dos países do mundo.

Para evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. Também o Procon-SP iniciou em 2013 uma listagem de e-commerces não confiáveis.

Trata-se de uma lista de sites que devem ser evitados principalmente na Black Friday, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no órgão, foram notificados e não responderam ou ainda, não foram encontrados.

Outra ótima opção para não cair em armadilhas de falsas promoções é utilizar comparadores de preços que oferecem um histórico de preços dos produtos de até um ano. Nem sempre conseguimos fazer isso com viagens, mas para ajudar você, vou listar algumas dicas para tentarem aproveitar a Black Friday sem cair em armadilhas.

1 – Se você já tem ideia do que gostaria de comprar (hotel, passagem, passeios etc), busque antes da Black Friday os preços nas datas ou épocas que você gostaria de utilizar. Desta forma, quando vier a promoção, você saberá se o valor informado é realmente promoção ou é só enganação;

2 – Busque informações sobre a empresa que você irá comprar o que deseja. Leia sobre elas em sites como “Reclame Aqui”.

3 – Atenção com a moeda da compra. Já falei sobre isso num dos meus textos no Blog, mas reitero que há sites de vendas de passagens aéreas que mostram o valor das passagens em Reais convertido no dia da compra mas a moeda da empresa é outra, como dólar ou euro e portanto, no dia do fechamento da fatura para pagamento, você poderá ser surpreendido negativamente com o valor superior ao do dia da compra (exemplo edreams, travel2be), sem falar em outros inconvenientes que não vem ao caso agora. E em nenhum lugar estará informando sobre este fato. Você poderá achar que se trata de promoção da Black Friday! Uma dica para saber se aquela passagem é ou não vendida por empresa brasileira é checar se ela permite ou não parcelamento. Normalmente as empresas que não permitem parcelamento não estão sediadas no Brasil e vendem a passagem em outra moeda, mas mostra o valor convertido em reais. Esta dica vale não somente para esta época.

4 – Muito cuidado com redirecionamento da página de internet. Pode ser uma pegadinha. A página será muito parecida com a verdadeira, mas ela pode ser falsa e aquele produto/serviço não ser verdadeiro. Por exemplo, você recebe uma promoção no email para compra de passagens aérea e diz “clique aqui” para ir para a página do parceiro. Você é direcionado para a suposta página da Latam por exemplo, mas não se trata da página oficial e aquela passagem aérea nunca será emitida de verdade. Já vi acontecer em sites como Americanas.com por exemplo, nunca com passagens, entretanto vale o alerta. Minha sugestão é, se for redirecionado, entre você mesmo no site oficial e busque por aquilo que deseja.

5 – Desconfie de valores absurdamente mais baixos que a concorrência ou da sua última pesquisa de preço.

Dá pra aproveitar a Black Friday? COM CERTEZA! Em breve você poderá aproveitar promoções superinteressantes, mas fique atento!!

Quer mais dicas? Temos muitas!