Não é preciso preocupação, ao menos por enquanto. Então agora todo cidadão brasileiro precisa de visto para entrar na Europa? Calma, não é isso!

Por que foi criada essa obrigatoriedade?

Com o objetivo de ter maior controle e aumentar a segurança do território europeu, todos os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a ter a obrigatoriedade da autorização eletrônica. Segundo os governos, ao cruzar informações com as bases de dados como da Interpol, eles afirmam conseguir identificar ameaças à segurança e pessoas com potencial de migração irregular. Além disso, o uso da autorização deverá acelerar, facilitar, reforçar e modernizar os procedimentos de controle de fronteiras ao oferecer maior proteção contra fraudes de identidade e documentação. 

Quais os países da Europa que exigirá autorização prévia?

A princípio são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Qual a diferença entre uma autorização ETIAS e um visto da UE?

A autorização ETIAS é automatizada e centralizado através do espaço Schengen, já o visto para a EU seria processado caso a caso por oficias de cada Estado Membro.

A partir de quando a nova regulamentação passa a ser mandatória? Qual será sua validade?

A nova norma entra em vigor a partir de 2021, após esta data todo cidadão brasileiro deverá solicitar online uma autorização ETIAS antes de embarcar, a menos ele já seja portador de um passaporte válido de algum país membro da UE. Sua validade será de até 3 anos a partir da data de emissão ou até a data de expiração do passaporte, o que vier antes. Ela está relacionada à validade do passaporte utilizado na emissão desse documento.

Quanto tempo antes da viagem devo solicitá-la?

A autorização precisa ser emitida antes do embarque e é recomendado levar uma cópia impressa para evitar que o embarque seja negado. A sugestão é que sua emissão aconteça com pelo menos 3 dias de antecedência ao embarque. Recomenda-se também a verificação do status do seu ETIAS alguns dias antes da data da partida.

A autorização prévia garante minha entrada na União Europeia?

Possuir um ETIAS não garante a entrada à EU, já que essa decisão é tomada pelos guardas das fronteiras nacionais através de uma verificação em pessoa no ponto de entrada, como acontece em todas as imigrações, entretanto sendo um sistema automatizado, ele realizará verificações prévias de modo a determinar a emissão ou não de uma solicitação para a UE. Este processo de checagem prévia facilitará e acelerará as verificações na fronteira.

Como solicitar a autorização e quanto tempo demoro para obtê-la?

O processo de solicitação é simples, imediato e pode ser feito online. Demora apenas 10 minutos. Cada indivíduo viajando dentro de um grupo necessita ser autorizado. Basta acessar o site e seguir as instruções.

Para maiores informações, acesse o site AQUI onde constam as informações completas e atualizadas.

Quer mais dicas? Temos muitas!