Quem não fica mega animado quando vai viajar? Eu fico que não me aguento. Qualquer viagem mexe comigo. É muita paixão por esse mundão! Não importa o tamanho da viagem ou o destino, eu sempre fico grata pela oportunidade e ao mesmo tempo me sinto naquela expectativa, fico agitada, diferente do meu normal.

Meu marido havia prometido aos meus filhos que os levariam conhecer a neve na primeira oportunidade. E logo ela surgiu. Chile apareceu no nosso radar porque ele iria pra Santiago a trabalho e nós viajaríamos junto. Oba!!! Eram apenas 4-5 dias, mas o suficiente para o que planejávamos. Como era junho, nesta época já tem neve, a estação de esqui está aberta, então, tudo certo.

Pesquisei passagens como sempre faço e logo que encontrei uma promoção, as comprei. 

No dia da viagem, eu como sempre, estava eufórica. Seria a primeira vez que meus filhos iriam ver a neve e conheceriam um novo país, e particularmente gosto bastante do Chile.

Já fazia um certo tempo que eu não viajava para fora do país e não me atentei a uma regra bem básica: Mesmo que você tenha feito o check in e despachado as bagagens, se você não aparecer na área de embarque no horário informado pela cia aérea, aquele que está no seu cartão de embarque, eles tiram sua bagagem do avião e você não embarca, mesmo que chegue antes do avião decolar. Esse tempo de antecedência para voos nacionais é em geral de 30 minutos, para voos internacionais o embarque normalmente encerra 50 min antes da decolagem. Como eu havia chegado bem cedo no aeroporto, fiz todos os trâmites e fomos para uma sala VIP que eu tinha direito, só que ela não era a mesma da companhia aérea que eu embarcaria (por isso lá não fazem anúncio de chamada para embarque para a cia aérea que eu estava viajando). Ficamos comendo, bebendo, batendo papo e aguardando a chamada para embarque, que não iria acontecer, mas eu não me atentei. Quando faltava pouco mais de meia hora para decolar, meu marido já bravo comigo porque tínhamos que ter ido antes, fomos até o portão de embarque e o que aconteceu? Não nos permitiram entrar no avião. Eu não acreditava, meus filhos choravam, eu pedi, implorei, entrei sem autorização até a porta do avião pedindo para me deixar entrar, fui quase escorraçada de lá e de nada adiantou. Eles retiraram nossas bagagens do avião e não pude embarcar.

Só de contar a história aqui, lembro-me muito bem do meu desespero, da minha tristeza, do choro dos meus filhos e da cara do meu marido querendo me matar porque ele sempre faz tudo com antecedência e eu sou sempre a atrasada.

Tentei de tudo com a companhia aérea, mas os próximos voos estavam lotados, os preços totalmente absurdos. Era noite e passei aproximadamente 4 horas tentando resolver o problema ali mesmo no aeroporto. Após muito trabalho e quase que por um milagre consegui um voo para o dia seguinte logo pela manhã, não dava mais tempo de sair do aeroporto, ficamos na sala VIP, meus filhos dormiram no sofá de lá, um caos. Eu nem olhava para o meu marido porque sabia que eu havia vacilado feio, acho que ele devia querer me estrangular naquela hora e eu estava morrendo de ódio de mim mesma.

Resumo da situação: Perdi meu voo, tive que mudar a data do hotel, paguei uma diferença de tarifa que custou o dobro da tarifa que eu havia pago pelo meu bilhete; “dormi” na sala VIP; tudo isso por descuido, por não chegar no horário determinado para embarque, mas depois de todo o stress, da vergonha e do gasto desnecessário, deu tudo certo, embarcamos no dia seguinte e a viagem foi incrível. Mas demorou bastante tempo para eu assimilar minha estupidez. Então, vai lá minha dica importante por um erro completamente bobo: Muita atenção com os horários de check in e de embarque. Olhe no relógio, fique atento, chegue sempre antes. As coisas não funcionam no automático e avião não é ônibus nem seu motorista particular. Não seguiu as regras, não embarca!!

Quer mais dicas? Temos muitas!