Muita gente gosta de viajar, quer comprar sua viagem e embarcar, entretanto, para não cair em roubada ou passar por problemas desnecessariamente, é imprescindível algum planejamento e pontos de atenção. Para a grande maioria dos viajantes, há dúvidas sobre a necessidade ou não de vacina em cada destino. Muita atenção aqui! Pode acontecer de você não ser informado ou não se atentar à essa exigência e não embarcar pela falta de vacina ou do seu comprovante. Portanto, daremos algumas orientações sobre esse assunto!

Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem todos os países exigem vacinas ou seus certificados, mas quando é mandatório, simplesmente não há negociação. Você não embarca e ponto final !!

Alguns países exigem que seja apresentado o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Não pense que a sua carteirinha aqui do Brasil será válida numa viagem internacional. Por muito pouco não perdi meu voo para Bogotá porque eu não estava com o certificado internacional de vacinação. Tive que contar com a sorte da Anvisa emitir o meu em alguns minutos antes do voo, já no aeroporto internacional de Guarulhos. No meu caso, só faltava o certificado, a vacinação estava OK e eu estava com o comprovante em mãos, mas há vacinas que precisam ser tomadas com bastante antecedência ao embarque, como a da hepatite A, sendo duas doses no intervalo de um mês, e a da febre amarela com 10 dias antes da viagem, sendo assim, não adianta querer tomar horas antes do voo ok?  Bom, já deu para entender que esse assunto é importante, certo? Saber qual tipo de vacina tomar e com qual antecedência é imprescindível!

Alguns aeroportos internacionais possuem uma seção de saúde onde é possível fazer certos tipos de vacinas. Os aeroportos de Campinas (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), por exemplo, são alguns deles, mas se não tiver a antecedência necessária você não embarca!

A dica de ouro é sempre entrar no website ou em contato direto com o Consulado ou Embaixada do(s) país(es) de destino e checar se há obrigatoriedade de alguma vacina. Outra fonte de consulta é a Anvisa. Esses são os canais oficiais e confiáveis portanto não recomendo qualquer outra fonte!

Coloquei aqui os links da Anvisa com informações sobre o Certificado de Vacinação bem como exigências por país, mas esses links podem mudar, portanto, na dúvida, procure pelas informações na página principal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou no Consulado/Embaixada do(s) país(es) de destino.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP – http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia ou;

Vá na pasta “Exigências de Viagem” e coloque o país de destino – https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=0tjhxMVG2Ug 

Bom planejamento é sinônimo de boa viagem!

Quer mais dicas? Temos muitas!