Você sabia que ao passar pelos Estados Unidos, sua mala pode ser inspecionada pela TSA? E quem são a TSA? Por que eles fazem isso? Quais as regras aplicáveis? No texto abaixo faço alguns esclarecimentos sobre o assunto.

TSA significa Transportation Security Administration, que traduzindo para o português significa Administração da Segurança de Transporte. Esta é a agência americana responsável por zelar pela segurança do transporte em seu solo e detém o direito de abrir qualquer mala que passe pelo seu território. Existe tanto a revista aleatória quanto a revista para identificar objetos e materiais suspeitos ou ainda quando há algo impedindo a plena visualização dos itens no interior da bagagem pelo raio X. Neste caso, eles irão abrir a mala e fazer a inspeção necessária. Caso a mala esteja trancada e seu cadeado não for do modelo TSA, eles irão quebrar o cadeado ou sua mala para verificar o conteúdo e sua bagagem seguirá desprotegida ou ainda, danificada.

Os cadeados TSA possuem uma chave mestra que permite sua abertura sem quebrá-lo, o que não é possível com um cadeado comum. Desta forma, as autoridades podem fazer a revista e trancar a mala novamente. Assim, ela segue em segurança até o destino final.

Quando a mala é aberta, os agentes deixam uma notificação igual ao modelo abaixo, nos idiomas inglês e espanhol.

Em resumo o bilhete diz que para a segurança de todos os passageiros, a TSA tem autorização de inspecionar s malas e que a sua foi selecionada para inspeção física. Durante a inspeção, os itens foram retirados para procurar conteúdos proibidos e posteriormente retornados na bagagem. Caso o oficial da TSA não conseguir abrir a mala por ela estar trancada, ele forçará sua abertura, quebrará a tranca e não será responsável pelo dano ocasionado.

Então, o melhor a se fazer é facilitar o trabalho da agência americana!

Como são os cadeados TSA? Onde compro?

Há vários modelos de cadeados e os preços variam, em geral a partir de R$ 45,00. Algumas malas já possuem esse cadeado embutido, neste caso não é necessário adquiri-los.

Aqui no Brasil é facilmente encontrado em diversas lojas pela internet, sites conhecidos como Submarino ou Americanas.com (entre outros) bem como em lojas de malas, na Kalunga e algumas lojas de cadeados.

Como saber se o cadeado é do modelo TSA?

Ele tem um logotipo vermelho, como um losango (vide fotos abaixo). Na dúvida, se for comprar em loja física, pergunte ao vendedor ou leia no descritivo do produto que sempre estará escrito “TSA

Dúvidas?

O site da agência TSA contém todos os detalhes dos produtos proibidos, as regras para o transporte de itens sob regulamentação específica. Para maiores informações, consulte o site oficial. Caso tenha dificuldade com o idioma, há diversas formas de tradução, inclusive o próprio Google Tradutor pode ajudar. 

Quer mais dicas? Temos muitas!