Você tem receio de fazer um cruzeiro porque acredita que vai passar mal? Infelizmente muitas pessoas não cogitam essa possibilidade por este motivo e acho uma pena quando ouço pessoas evitando esse estilo de viagem por medo de passar mal a bordo!

Antes de mais nada, quero esclarecer que o fato de você ter ficado enjoado num passeio de barco não quer dizer que ficará também num navio, afinal são duas embarcações completamente diferentes. Sim, você pode ficar enjoado, é fato! Por mais estabilidade que tenha o navio, o risco existe, não tem como negar, mas existem diversas formas de minimizá-los. Eu sou uma dessas pessoas que sofrem com as náuseas, mas não desisto porque adoro esse tipo de viagem.

Meu primeiro cruzeiro foi cruel. Se tomava Dramim, sentia sono, se não tomava, sofria. Mas conversando com pessoas ali, encontrei meios alternativos de curtir meu passeio. Felizmente as coisas vão mudando e melhorando. Reuni algumas dicas e alternativas para quem quer fazer um cruzeiro e aproveitá-lo sem tantos desconfortos, lembrando obviamente que se você tem alguma doença crônica, problemas mais sérios com náuseas, realmente esse estilo de viagem precisa ser bem avaliada.

1. Remédios: há vários remédios que podem ajudar, entretanto, em geral, alguns deles dão muito sono como mencionei. Se você já usa alguma medicação para esse fim, ela seria a mais recomendada. Se for usar algum remédio do próprio navio, tenha certeza de que você não tem nenhum tipo de restrição aos seus componentes. Mas para meu primeiro cruzeiro, que aconteceu saindo de Miami com destino a Bahamas, o que realmente me ajudou foram os medicamentos deles. O meu Dramin me dava muito sono!

2. Deitar e fechar os olhos ajudam bastante porque diminuem o envio de informações de movimento para o cérebro.

3. Quanto maior o navio, mais estabilidade ele tem. Além disso, alguns lugares dentro do navio é possível sentir menos o balanço. A sensação de estabilidade é maior no centro do navio e nos andares mais baixos, portanto, o ideal é escolher cabines considerando essas localizações. Acabei de fazer uma viagem no maior navio de cruzeiro da atualidade, o Sympony of the Seas da Royal Caribbean, que saiu de Miami. Senti mal estar por uns dez minutos apenas, o restante dos meus dias foram somente alegria. Pesquisando um pouco mais a respeito, ouvi muitas pessoas comentando em blogs e vídeos sobre este fato e atribuindo à estabilidade e tamanho do navio. Também comentaram a mesma coisa do seu “irmão gêmeo” – o Harmony of the Seas.

4. Itinerários: se você sofre desse mal, é fundamental analisar o itinerário do navio. Há mares que naturalmente são mais agitados, portanto, o ideal, ao menos num primeiro cruzeiro, seria evitá-los.  Outra coisa importante é levar em conta que alguns itinerários têm muitos dias seguidos de navegação. Assim sendo, quanto mais paradas tiver o navio, melhor pra quem tem náuseas, já que poderá descer e ficar algumas horas em terra firme.

5. Já vi recomendações sobre o consumo de gengibre. Pessoalmente nunca testei. Como não pode entrar com alimentos a bordo, a opção são as balas de gengibre ou uma bebida chamada ginger beer, que apesar de conter o termo beer no nome, não é alcoólico.

6. Maçã verde: Não sei a razão pela qual ela ajuda, mas muitos dizem que ficam melhores ao consumi-la e a boa notícia é que geralmente a encontramos a bordo. Vale a tentativa certo?

7. Sea-Band: uma pulseira vendida a bordo do navio que me ajuda muito. Ela trabalha como um ponto de acupuntura no pulso. Acabei descobrindo sobre esse dispositivo que foi essencial para que eu aproveitasse melhor meus cruzeiros. Mesmo com ela, já fiquei 24 horas mareada, não teve jeito, mas depois disso me senti super bem e não a tirei nem para tomar banho. Vou postar aqui foto e vídeo para que saibam do que estou falando.

E você, passa mal nos cruzeiros? Já conhecia essas dicas? Espero que ajude a aproveitarem ainda mais seus cruzeiros!