DOCUMENTAÇÃO – parece uma dica idiota certo? Pasmem, não é! Tem algum tipo de exigência no seu destino? Vacina, certificado de profilaxia, visto, carteira internacional de habilitação etc? E quanto carteirinha de convênio médico? Documentos dos filhos? Vai viajar somente com um dos pais? Então talvez você precise de autorização especial! Faça um check list, não custa nada e evitará problemas desnecessários!

VERIFIQUE ANTES – Reservou hotel? Alugou casa? Muita atenção aqui. Você leu o contrato da sua reserva? Você se utilizou de um meio confiável pra fechar sua reserva? Não era site falso? Digo isso porque vem propagandas de sites que na verdade não são verdadeiros. Aparecem, por exemplo, como decolar.com mas que não é a decolar.com e sim um site falso, muito difícil de você perceber. Já vi muitos assim. O mesmo acontece com diversos outros sites, em geral são links que recebemos direcionando-nos para uma página falsa. Cuidado! Já para a locação de imóveis, a atenção precisa ser redobrada. O site é confiável? Você checou a existência do imóvel? Alguém já foi no local? E como vocês irão pegar as chaves, leu o contrato? Enfim, aqui todos os cuidados básicos são mandatórios. 

PASSAGEM – Checar a data e horário da sua passagem faz bem e evita transtornos. O certo é verificar logo após a compra, mas nem sempre fazemos isso. Então, alguns dias antes, verifique sua passagem, entre no site da companhia aérea ou da empresa de ônibus ou ainda do seu cruzeiro. A agência ou você mesmo pode ter cometido um erro. É melhor observar antes de embarcar certo?

ANTECEDÊNCIAVocê e metade dos brasileiros irão viajar no carnaval, portanto atenção ao trânsito, aos horários de pico, à distância do seu trajeto ao porto, aeroporto, estação de ônibus. Todos sabemos que não podemos contar com a sorte, que temos que sair com antecedência em caso de horários de passagens marcadas, mas esse erro é mais comum do que se imagina. Infelizmente um vacilo aqui e você perde seu voo, sua viagem e os transtornos não são pequenos. Então, cuidado! Saia mais cedo, tome um café, espere calmamente, afinal você está indo viajar certo? Por que correr riscos desnecessários? 

MALA – Já sabe o que levar para seu destino? Checou a previsão do tempo um ou dois dias antes de ir? Sabe o tipo de roupa adequada? Tem alguma restrição? Vai visitar templos ou igrejas? Nem sempre pensamos em tudo, mas isso é importante. Há blogs de viagem que têm check list pronto, alguns até por destino, então invista tempo nisso e não esqueça de itens essenciais.

REMÉDIOS DE BORDO – se você está viajando no Brasil, tudo fica mais fácil, no exterior nem tanto, mas aqui ou lá fora, ter remédios emergenciais ou controlados é sempre importante. Vai sair na madrugada para comprar? Vai pedir receita a seu médico durante o carnaval? Prevenir é melhor que remediar.

CUIDADOS NO DESTINODois problemas comum em viagens, especialmente nos destinos de praia aqui no Brasil, são a diarreia ou vômitos causados pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Esteja sempre atento à segurança e à qualidade daquilo que você ingere ou oferece às crianças. Se possível compre água mineral ao invés de beber dos filtros ou bebedouros comuns.

Quer mais dicas? Temos muitas!