Já ouviu falar deste destino? Muita gente sequer imagina onde fica essa joia! Estamos falando daqueles tesouros inexplorados que começam a ganhar fama aqui no nosso país, mas que ainda preservam toda a sua beleza e mantém a natureza quase que intacta.  Trata-se de um dos melhores destinos para quem curte o ecoturismo!

Situada no estado do Tocantins, engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios, cachoeiras, nascentes e impressionantes formações rochosas. São paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada. Seu cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e é considerado uma das regiões com maior biodiversidade do planeta.

Para chegar até lá, o aeroporto de destino é Palmas, capital do Tocantins. Para entender um pouco de como funciona esse destino, dada a sua extensão, há diversas portas de entrada, portanto será necessário ir para alguma cidade-base, ou mais de uma para se hospedar. São elas: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, São Felix do Tocantins. A principal se dá através de uma pequena cidade chamada Ponte Alta do Tocantins, a quase 200 km de Palmas, entretanto muitos dos principais atrativos ficam perto de um povoado da cidade de Mateiros que está situado a 300 km de Palmas, 250 km da cidade Novo Acordo ou 160 km de Ponte Alta. Outras entradas são a cidade de Novo Acordo, a 110 km da capital Palmas e São Felix do Tocantins que fica a 90 km de Mateiros e também podem servir como base para visitar os atrativos, ou seja, não há um único lugar para se hospedar, mas diversas cidades podem servir de estadia ou base para os inúmeros passeios. Parece confuso, mas não se preocupem, existem muitas agências locais que fazem passeios e explorar o local através delas é o recomendado. Logo adiante explicarei sobre essa recomendação de contratar agência ou guia turístico.

Já adianto que não é um destino para qualquer pessoa. Jalapão é a opção certa para aqueles desbravadores que gostam de explorar novos roteiros, que abrem mão do luxo e estão dispostos a uma boa dose de aventura. Não há hotéis, apenas pousadas ou camping.  Por muito tempo era rota basicamente de jipeiros, e ainda o é, mas atualmente conta com outros tipos de turistas também. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática de esportes como o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta. Prepare-se para o sol intenso, mas o que não falta ali são lugares para se refrescar como algum rio, cachoeira ou fervedouro.

Não se trata de um local de fácil acesso, ao contrário, boa parte das estradas da região são de areia ou terra fofa, fazendo com que muitos carros atolem, daí a necessidade de rodar com veículo com tração nas quatro rodas e, como são os mais procurados, recomenda-se alugar com antecedência!  

Considerando as particularidades do local, claramente falamos de um destino pouco explorado e, portanto, incrível para quem deseja o contato com a natureza, descansar e curtir paisagens de tirar o fôlego!

Celular? Praticamente só para tirar fotos já que o sinal é quase inexistente na maioria dos lugares e cidades. 

Leve protetor solar, bonés, óculos de sol, lanterna, óculos para mergulho, roupas de banho, toalha de secagem rápida, câmera subaquática, carregador externo de bateria, repelente, itens e remédios emergenciais, sapatilha de água ou trilha, chinelo, casacos leves, roupas de calor, itens de higiene pessoal,  dinheiro e talão de cheques (não tem muita disponibilidade de caixas eletrônicos nem máquina de cartão de credito/débito). 

E quando visitá-lo?  Aqui vai a boa notícia: O ano todo! Cada estação tem suas particularidades, mas não há uma época inadequada. A temperatura gira em torno dos 30 graus! Na época do final da seca, em setembro aproximadamente, o ambiente fica mais desconfortável, mas por outro lado apresenta o pôr do sol mais exuberante deixando as paisagens ainda mais belas. De maio a julho são os meses mais recomendados e na época das chuvas, especialmente de dezembro a fevereiro, alguns passeios podem ficar comprometidos. Vale apenas estar atento às férias e feriados, já que os passeios acontecem em grupos pequenos e as reservas precisam ser feitas com antecedência.

Quanto tempo ficar? Para conhecer a cara do Jalapão, uns três dias são suficientes, mas não o recomendado. Para aproveitar de verdade, o ideal seria entre cinco a sete dias. 

Por que contratar uma agência ou um guia especializado. Para você, que como eu, não gosta muito de viajar preso a agências, no caso do Jalapão elas são muito importantes, se não, imprescindíveis. Uma outra alternativa seria um guia experiente. Já explico as razões: terrenos arenosos onde os carros podem atolar (daí a necessidade de veículo 4X4), sinal de celular fraco ou inexistente dificultando a comunicação em caso de emergência, estradas pouco ou nada sinalizadas, dificultando a locomoção. Não vale arriscar!

Com tantas opções de lugares para conhecer, como escolher o melhor roteiro? Ao contatar as agências, você poderá entender as propostas de cada uma, mas em resumo, as diferenças estarão no número de pessoas do grupo (quanto menos pessoas, melhor), duração dos passeios e as áreas de coberturas. Dependerá também de quantos dias você poderá dispor. Roteiros mais curtos fará com que você conheça menos lugares. Roteiros com hospedagem fixa, digo, numa única cidade, vai demandar maior deslocamento e, portanto, irá consumir mais tempo no ir e vir, reduzindo o número de lugares a serem visitados, sem falar no fato de ser mais cansativo e menos produtivo.  Já, as rotas mais completas, que passam por várias cidades, (Ponte Alta, Mateiros, São Felix e Novo Acordo), proporcionam hospedagem em diferentes locais e são as que irão aumentar as atrações visitadas já que você poderá ir para uma cidade, se hospedar ali e visitar várias atrações, depois vai para outra cidade, visita mais atrações daquela região e assim por diante. Ou seja, você vai usufruir de uma logística mais coerente do ponto de vista de aproveitamento dos passeios. Seria um passeio ao redor de todo o Jalapão, um giro em 360º. Em geral as agências iniciam os roteiros a partir da cidade de Palmas. 

E quais são as principais atrações? 

Cachoeiras: Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, Cachoeira das Araras, Cachoeira Rio Soninho, Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira Escorrega Macaco, Cachoeira do Lajeado.

Fervedouros: Fervedouro Bela Vista (considerado um dos melhores, se não o melhor), Fervedouro Ceiça, Fervedouro do Rio Sono, Fervedouro do Encontro das Águas, Fervedouro Alecrim, Fervedouro do Buritis e do Buritizinho, Fervedouro do Salto, Fervedouro do Piquizeiro, Fervedouro da Korubo (somente para clientes da agência Korubo – saiba mais adiante)

Outras atrações: Dunas do Jalapão na Serra do Espirito Santo, fazer a trilha da Serra do Espírito Santo, Pedra Furada (aproveite para ver o pôr do sol ali). Rio Novo (ali há várias opções como ficar na prainha do local, fazer rafting e canoagem, e neste local a Cachoeira da Velha), Cânions do Sussuapara (para quem está chegando ao Jalapão, perto de Ponte Alta)

E o que são os Fervedouros? Já ouviu falar deles? São como pequenos lagos de águas cristalinas, uma espécie de piscinas naturais formadas por nascentes de rios subterrâneos. Eles acontecem a partir de um fenômeno chamado Ressurgência.  Quando a água nasce, a pressão exercida é tão intensa que empurra a areia para cima, passando a brotar do chão e não permitindo que você não afunde, nem que você queira. A sensação é semelhante a boiar no Mar Morto, em Israel. Essas piscinas são cercadas por vegetação selvagem, o que garante uma paisagem natural única. 

Como esses são fenômenos muito sensíveis, também recomenda-se seguir algumas regras na hora de visitação, como não pisar sobre a borda do lago e evitar o uso de repelentes e protetores solares durante o mergulho.

Agências: Korubo (a mais antiga, mais conhecida, bem recomendada, mas não necessariamente a melhor. Trabalha com grupos grandes o que pode ser uma desvantagem, mas é a única que tem acesso ao fervedouro da Korubo, portanto se você deseja conhecê-lo, deverá fechar ao menos um passeio com eles). 

Outras agências são:  Norte Tur, Viajando Comigo, Jalapão Selvagem, Deserto do Jalapão, Cerrado Dourado (bem recomendada), 40º. No Cerrado, Jalapão Extremo, Jalapão Viagens, Serras do Jalapão, Jalapão Águias Ecotur, Livre, Venturas (eles intermedeiam seu contato com uma agência local).  

Pontos de atenção: Antes de escolher uma agência, verifique as opções de hospedagens, os roteiros oferecidos bem como os tipos de carros utilizados. Num calor escaldante, carros sem opção de algum conforto como ar condicionado, por exemplo, são coisas para serem avaliadas. O tamanho dos grupos de pessoas é outra coisa que precisa ser analisada: quanto mais pessoas, pior, porque as atrações têm número limitado de visitantes o que pode causar demora em cada passeio. Sem falar no fato de ter que esperar um ou outro, aqui ou ali.

Hospedagem: As opções são pousadas ou campings. As principais cidades para quem procura hospedagem no Jalapão são: Ponte Alta, Mateiros (a mais próxima do Parque Estadual do Jalapão), São Félix (a mais próxima dos fervedouros) e Novo Acordo. Ao contratar uma agência de turismo, as hospedagens já estarão basicamente definidas, inclusive porque as opções são restritas. 

A agência Korubo tem seu camping próprio às margens do Rio Novo. Caso contrate essa agência, essa seria a opção de hospedagem. Eles funcionam num sistema de tendas e instalações fixas, tipo um safári. Se você busca uma experiência diferente, essa pode ser sua opção. 

Em resumo, Jalapão é uma região única, para um público disposto a encontrar lugares onde a natureza se sobrepõe ao luxo e ao óbvio, que te conecta com paisagens singulares e permitem momentos indescritíveis.

Quer mais dicas? Temos muitas!