Preparar uma mala de viagem pode ser um desafio. Com as cobranças pelas companhias aéreas para o despacho de bagagem, está cada vez mais importante otimizar as malas, aprender a preparar uma mala prática, útil e versátil. Pensando nisso, preparamos umas dicas pra te ajudar. 

1 – Invista numa mala boa e de tamanho padronizado – A primeira e mais importante dica é investir em uma ou mais malas boas e adequadas ao tamanho permitido. Na grande maioria das companhias aéreas, as malas têm um tamanho e limite de peso padronizados. Para bagagens a serem despachadas, o peso varia entre 18 e 23 kg e as dimensões, via de regra, são: altura 50cm, largura 80cm e profundidade 28cm incluindo alças, bolsos e rodinhas (158cm lineares). As malas de mão variam entre 8 e 10 quilos permitidos e altura de 55cm, largura 35cm e profundidade 25cm, já incluindo alças, bolsos e rodinhas. Esteja atento; consulte os sites das empresas que irá viajar. Note que normalmente as Low Cost têm regras um pouco diferentes e se você vai se utilizar de mais de uma companhia aérea, então consulte ambas antes de viajar!

2 – Abuse das malas de mão – muita gente esquece que na grande maioria das companhias aéreas você pode levar uma mala de mão e 1 item pessoal como bolsa, maleta de trabalho etc. Investindo numa mala de mão versátil e uma “mala” de item pessoal adequada, dependendo do seu perfil e da viagem que irá fazer, você sequer precisa despachar bagagem. Otimiza seu tempo na área do embarque e desembarque e ainda economiza, não precisando pagar por bagagem despachada, já que as companhias aéreas estão mudando as tarifas e cobrando cada vez mais pelas suas malas despachadas. Sem falar que você terá à sua mão tudo o que precisa, sem correr risco de extravios. Apenas um ponto de atenção: leia e cumpra as regras de transporte de líquidos nas malas de mão, mas isso é bem simples. 

3 – Use e abuse de organizadores de malas – eles facilitam a organização da mala, fica fácil separar por tipo de roupas, lingeries etc e ainda ajudam a otimizar espaços.

4 – Leve o necessário, nem mais, nem menos – avalie o destino, o clima do lugar, cheque a previsão do tempo poucos dias antes de embarcar. Com base nisso, escolha roupas que não sejam pesadas ou desajeitadas para colocar nas malas, invista tempo separando roupas que combinam entre si, procure levar roupas leves, confortáveis e dependendo do tempo que passará viajando, que seja fácil para lavar. Abuse de blusas e calças tipo segunda pele, abuse dos acessórios, leve calçados multiuso, confortáveis e de acordo com o tipo de viagem que irá fazer. Faça as escolhas pensando em combinar as roupas entre si e compor diversos looks diferentes. Sabe aquela roupa que você raramente usa? Pois é, nem pense em levá-la na viagem. Se você não usa regularmente, certamente não usará na viagem.

5 – Atenção à escolha da roupa que usará para viajar Usar roupas desconfortáveis no avião não dá né? Imagine um macacão com zíper nas costas ou uma calça difícil abotoar? Você sentado por horas no avião com algo te incomodando ou você tendo que se arrumar naqueles banheiros minúsculos da aeronave? Pense no conforto! Uma outra dica importante é embarcar usando aqueles artigos mais pesados, mais complicados de colocar na mala como casacos, jeans grossos e botas. E não se esqueça: Casaco pesado? Leve na mão!

Quer mais dicas? Temos muitas!