Você sabia que fica no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, uma das bibliotecas mais belas do mundo? Pois é, em julho de 2014, o Real Gabinete Português de Leitura foi listada em 4.a posição dentre as 20 mais lindas bibliotecas do mundo segundo a revista Time.

Situado na região central do Rio de Janeiro, seu prédio foi construído entre 1880 e 1887 em estilo gótico-renascentista. Tem sua fachada inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa e seu interior também segue o estilo neomanuelino nas portadas, estantes de madeira para os livros e monumentos comemorativos. O teto do Salão de Leitura tem um belo candelabro e uma claraboia em estrutura de ferro, o primeiro exemplar desse tipo de arquitetura no Brasil. Seus vitrais e sua decoração são de tirar o fôlego!

Aberta ao público desde 1900, a biblioteca do Real Gabinete possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Há cerca de 350 mil volumes, nacionais e estrangeiros, onde encontram-se obras raras como um exemplar de Os Lusíadas de Camões (1572), as Ordenações de D. Manuel (1521), um manuscrito da comédia “Tu, só tu, puro amor” de Machado de Assis, e muitas outras. Anualmente, recebe cerca de seis mil títulos de Portugal. Além dos livros, há também uma importante coleção de pinturas.

Veja a galeria de fotos abaixo:

O Real Gabinete Português de Leitura funciona das 9 às 18 horas de segunda a sexta-feira. Normalmente a consulta ao acervo pode ser feita pelo site ou pessoalmente com a responsável pela biblioteca. O endereço, website e os contatos do gabinete estão abaixo.

Rua Luís de Camões, 30
Telefone: (+ 55 21) 2221-3138
Fax: (+ 55 21) 2221-2960
E-mail: [email protected]
https://www.realgabinete.com.br/#Visite

Quer mais dicas? Temos muitas!