Se você, assim como eu, ama viajar e não vê a hora dessa pandemia passar para poder sair por aí fazendo o que mais ama, esse texto é para você!

Infelizmente o cenário é incerto e não sabemos quando poderemos colocar nossos pés fora de casa. Mas uma coisa é fato; se você é amante das viagens, poderá tirar proveito dessa quarentena para explorar novos lugares sem sair de casa e pensar nos próximos destinos possíveis, se organizando para isso. Além de ser interessante e revigorante, é certo que a pandemia vai passar e, considerando as circunstâncias, sabendo das dificuldades que esse setor está passando, muitas promoções irão surgir e você poderá ficar de olho nelas.

E o que fazer para aproveitar uma oportunidade quando ela surgir? Como se organizar melhor para suas viagens futuras? Vou te dar algumas dicas práticas para que consiga usufruir desse tempo e fazer um bom planejamento de viagem, estando preparado para o que poderá aparecer. Vai deixar passar a chance de ouro para uma viagem incrível? Acho que não né? Então vamos lá! Que tal um passo a passo para organizar as ideias? Eu adoro ter as coisas anotadas para visualizar melhor meus planos.

1) Use seu tempo livre para pensar quais os lugares que você gostaria de conhecer. Pense fora da caixa e simplesmente coloque isso no papel (ou no computador), sem pensar nos detalhes adicionais, só registre. Se você não tem um destino exato, coloque seus pontos de interesse, tipos de lugares que desejaria conhecer, características de lugares que te atrai. Deixe tudo isso registrado.

2) Feito isso, pense no planejamento financeiro. Coloque no papel ou numa planilha o quanto você estaria disposto ou poderia dispor para sua próxima viagem ou suas próximas viagens. O quanto podemos ou queremos investir irá determinar o direcionamento dos seus planos. Você mais do que ninguém conhece sua realidade financeira, mas listando os lugares e quanto você pode ou quer destinar, será possível olhar esse esboço e até se organizar para fazer uma poupança para este fim específico. Estabeleça metas e prazos.

3) Pense nos períodos que você poderia dispor para fazer suas possíveis viagens. Quantos dias, qual época, feriados etc. Apenas anote essas informações.

4) Com todas as três informações acima anotadas, a quarta dica é ficar de olho nas promoções. Com o cenário da pandemia, o setor do turismo é um dos mais afetados e precisará se reinventar de alguma maneira. Vão surgir promoções e oportunidades e se você tiver uma visão clara do seu objetivo de viagem, valores e períodos disponíveis, você poderá aproveitá-las. Ao ter os três itens acima registrados, você também pode se cadastrar em sites de viagens, programar alertas de promoções e assim desfrutar dos benefícios que irão surgir. Muitas vezes um destino interessante aparece no nosso radar através de promoções. Para quem ama viajar, o céu é o limite e às vezes um destino inesperado nos reserva gratas surpresas.

5) Aproveite as promoções, mas CUIDADO com elas. Quais as recomendações?

  • Verifique se a promoção é realmente promoção, ou seja, você sabe qual o valor de uma viagem para o destino em questão? Já pesquisou outros sites? Observe este ponto e pesquise antes de comprar sua passagem, hotel ou pacote indicado como “promocional”
  • Cuidados com sites falsos. Prefira os aplicativos! Se for empresa conhecida, use o App ou digite o endereço eletrônico dela em outro navegador, se certifique que não é site falso. Cuidado com links que redirecionam você para algum endereço eletrônico. Muitas vezes é falso e você não percebe. Este tipo de site “fake” é muito comum em época de Black Friday, não apenas com viagens, mas com compras diversas!
  • Entre no Reclame Aqui e busque a empresa que você pretende adquirir seu pacote ou sua viagem. Veja o tipo de reclamação que as pessoas fazem, o tipo de resposta e solução dada pela empresa, a dificuldade apontada pelos usuários, a facilidade de comunicação com a empresa em questão. Tudo isso te dará uma dimensão do risco que você está correndo.
  • Procure comprar de empresas idôneas, conhecidas ou diretamente da companhia aérea, hotel, pousada.

6) Pense em viajar no Brasil. Temos tantos lugares incríveis aqui no nosso país! E por que falo isso?  

  • Podemos ajudar as empresas do nosso país após essa crise gerada pela pandemia.
  • Podemos conhecer novos lugares bem interessantes que ainda não estavam nos nossos próximos destinos.
  • Com o valor investido numa viagem para fora do país, podemos fazer mais viagens aqui no Brasil.
  • Se precisar fazer qualquer tipo de alteração, é sempre mais fácil negociar aqui do que no exterior (considerando a instabilidade do cenário na pandemia).

Neste texto coloquei alguns pontos para te ajudar a programar suas próximas viagens. Tudo o que registramos fica mais fácil para visualizar, para nos programar e enxergar até onde podemos ou não podemos ir, tanto por questões logísticas como por estilo de destino e disponibilidade financeira. E se você tem pontos de interesse, um destino dos sonhos, entre em contato conosco, fale sobre suas intenções e ficaremos alertas às promoções e oportunidades para você. Nós amamos viajar e amamos economizar. Por que não unir os dois?

Temos ainda um bônus para você! Recentemente criamos um E-Book com Dicas para Viajar de Maneira Mais Econômica. Ele é totalmente gratuito. Baixe agora!

Quer mais dicas? Temos muitas!