Se existe um lugar delicioso para passear, esse local é Gramado e Canela. Sou super fã e desde já digo que as cidades são perfeitas em qualquer época do ano. Aliás, aqui vou falar da temporada de inverno, mas o Natal Luz (final de outubro à primeira semana de janeiro), na minha modesta opinião, é também imperdível.

Ambas cidades têm muitas atrações e quem mora no Brasil não deveria deixar de conhecer.

Antes de falar sobre a cidade, falaremos de transporte. A opção pelo meio de locomoção na cidade vai depender daquilo que é importante para você. Para quem vem de avião, uma boa opção é alugar um carro no aeroporto de Porto Alegre-RS e devolvê-lo na volta. Assim, você terá liberdade de fazer os passeios como desejar. Também é possível usar Uber, taxi e até aqueles Bus Tour que te levará às principais atrações turísticas e pode-se subir e descer quantas vezes quiser ao longo do dia. Se você está hospedado perto do centro e não tem dificuldades de locomoção, conseguirá conhecer muita coisa caminhando. Uma outra facilidade genial de Gramado é o transporte gratuito oferecido por alguns restaurantes e atrações turísticas. Muitos estabelecimentos possuem carros privados que fazem o deslocamento de seus clientes. Você liga e pede para buscarem no hotel. Ótimo não? 

Uma dica para quem quer economizar é se cadastrar no Tchê Ofertas que é como o Groupon aqui do estado de São Paulo. Você recebe ofertas e consegue comprar refeições, atrações tudo com algum desconto. No geral vale super a pena. Galeterias, sequencias de fondue, atrações, muita coisa com desconto. Cheguei a comprar almoços e jantares mais de uma vez para o mesmo lugar e comparei com os preços dos restaurantes e realmente tinham valores menores.

E o que há para fazer em Gramado e Canela?

Passear pela zona central de cada uma das cidades, tomar aquele café gostoso, beber um chocolate quente cremoso ou comer um chocolate desfrutando da vida local está entre as delícias da região. O que não faltam são casas de chocolates que oferecem ambientes quentinhos e acolhedores. A culinária na região é excelente também. As cidades são repletas de galeterias que oferecem uma comida pra lá de gostosa. Em geral trabalham num sistema de rodizio e antes da refeição oferecem um caldo de capeletti com cheiro de casa da vó que eu pessoalmente amo. Depois completam com algumas massas, galetos e muitas vezes incluem a sobremesas. Escolha uma bem recomendada e não irá se arrepender. Outra delícia da região são as famosas sequências de fondue. Nada light, mas imperdível.

A Rua Coberta, ali no centro, quase em frente à Catebral de Pedra, é um dos principais pontos de interesse em Gramado e está localizada no coração da cidade. Ela tem uma cobertura translúcida e diversas plantas pendentes que dão um charme ao lugar. Essa rua reúne eventos locais, feiras, lojinhas e vários restaurantes. Na época do Natal Luz, algumas apresentações acontecem ali e é um ponto de encontro a qualquer hora do dia.

Entre os programas clássicos de Gramado está o Lago Negro, um lugar tranquilo e pequeno, mas muito gostoso para uma caminhada ao ar livre e para descansar. Muitas famílias vão até lá para apreciar o local e andar de pedalinho nas águas do lago.

Outro programa é o Mini Mundo, uma espécie de museu a céu aberto, com réplicas de construções de todo o mundo. Interessante não só para crianças, como para adultos também. Esse parque se iniciou como uma maneira de relembrar a terra natal e oferecer diversão à família Hoppner e hoje em dia é uma das atrações mais populares de Gramado. Na época que eu fui com meus filhos, o meu mais velho que tinha 7 anos, havia estudado sobre maquetes e a professora havia falado muito sobre o Mini Mundo. Ele foi pra lá mega empolgado e curtiu tudo. Outro apaixonado pelas réplicas é o meu marido e seus olhos brilham ao ver a perfeição e o realismo das construções.

Seguindo com a programação clássica de Gramado, há o Palácio dos Festivais que é o palco do Festival de Cinema de Gramado, prêmio conhecido nacional e internacionalmente e recebe diversos artistas no mês de agosto. Nessa data, um tapete vermelho é estendido entre o Palácio e a Rua Coberta para que os artistas circulem com mais liberdade e possam chegar ao palco. O Palácio sedia alguns eventos locais, como o Natal Luz, e funciona como um cinema ao longo do ano. 

A Aldeia do Papai Noel é outro passeio que adoro. O clima de Natal é oferecido ali o ano todo. Minha última visita a Gramado foi na época do Natal Luz (fui no final de novembro) e meus filhos puderam entregar suas cartinhas diretamente ao Papai Noel. Eles acharam o máximo! No parque, as crianças podem brincar num espaço com neve artificial, conhecem uma fábrica de brinquedos, uma casa de miniaturas, aproveitam o Monorail, o Trenó voador e, é claro, a casa do Papai Noel, onde há um deck delicioso para apreciar a vista da região.

O Snowland é um parque de neve, com acesso pago (e não barato) e dentro dele estão disponíveis várias atividades, algumas delas com valor já incluído no tíquete inicial, outras pagas à parte. Uma atração divertida!  Entre as opções de entretenimento dentro do Snowland estão uma pista de patinação no gelo, simulador 3D e uma área conhecida como “Montanha de Neve”, onde fica uma montanha com neve artificial e pode-se praticar esqui, snowboard, fazer descidas com boias, passear nas motos de neve ou simplesmente curtir a sensação de “estar na neve”. Para quem nunca praticou esportes na neve, também poderá fazer aulas com instrutores que explicam os movimentos básicos dos esportes.  Como é preciso manter uma temperatura baixa para que a neve não derreta, o ambiente dessa área do parque costuma ter temperaturas próximas de zero ou até negativas. Por isso, a entrada do parque também inclui o uso de roupas propícias para o frio e ainda que o parque ofereça a roupa, recomendamos já ir agasalhado, afinal você estará na neve.  É um espaço muito bem estruturado, com lojas e lanchonetes, onde você pode passar 4 -5h sem se cansar portanto procure chegar cedo, logo no horário em que o parque abre; isso porque, além de poder aproveitar o quanto desejarem, dependendo da época, a entrada no Snowland fica conturbada. 

Um local que está cada vez mais popular é o Le Jardin Parque de Lavanda. É um lugar para contemplação, bom para respirar ar puro e ver paisagens bonitas e tem como prioridade a plantação de espécies de lavandas e a divulgação das propriedades e benefícios dessa planta. Existe uma boa área gramada, árvores, plantas e estufas de produção de flores que permitem uma caminhada tranquila e agradável.

Para os chocólatras de plantão, visite o Mundo de Chocolate Lugano. Um museu com esculturas de chocolate que tem réplicas em tamanho real de animais, esculturas de pontos turísticos e outros símbolos conhecidos mundialmente, sempre feitos com chocolate. São mais de 200 peças, em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do doce. É um local com poucas atrações, mas entre as principais estão as réplicas de chocolate da Esfinge, do Cristo Redendor e da Torre Eiffel, que tem 4,22 metros de altura, 880 kg de chocolate. Legal né? Você também poderá ver funcionários preparando o chocolate e até experimentá-lo se quiser. 

Já na estrada Gramado-Canela, há o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show que fica no subsolo do Museu, o salão Super Carros e Hollywood Dreams Car e são opções que podem entrar no seu roteiro.

O Museu de Cera Dreamland fica em uma área de mais de 1.000 m², bonecos de cera de personalidades mundiais são destaques em dezessete cenários diferentes, visando reconstruir ambientes completos de grandes sucessos do cinema e lugares apaixonantes e rendem fotos bem divertidas. Para quem já visitou um dos famosos museus de cera do exterior, o lugar não vale muito a pena. Muitos visitantes questionam a qualidade e a aparência dos bonecos, então, faça sua visita ciente de que é um lugar que divide opiniões.

Para os apaixonados por Harley Davidson há o Harley Motor Show com mais de 20 motos da marca incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos.

No Salão Super Carros você pode admirar de perto e inclusive dirigir dezenas das marcas mais desejadas do mundo. São dois andares dedicados ao mundo automotor, mais de 30 Super Carros entre expostos e disponíveis para teste, Games e simuladores, loja, bar temático e diversas outras atrações.

O Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars é o paraíso para que quer apreciar de carros e motos clássicos, antigos e raros como os que são vistos nos filmes de Hollywood, das mais famosas marcas das décadas de 50 e 60.

Saindo de Gramado a caminho para Canela, o Mundo a Vapor é uma parada obrigatória, ao menos para uma foto. Já na entrada do lugar, o charme está em uma locomotiva em tamanho real que reproduz um acidente ocorrido em Paris. Trata-se de um museu vivo, com locomotivas e maquinários que explicam o processo de funcionamento de diversos aparelhos.

O Alpen Park fica numa grande área verde de Canela e oferece vários tipos de atividades como montanha russa, tirolesa, arvorismo, escalada, cinema 4D, simulador, descida de trenó, passeio de quadriciclo, entre outros. O visitante não paga para entrar, apenas pelo estacionamento e pelas atividades que escolher fazer, cada uma com um preço. Há opções de ingressos que inclui uma ou mais atividades, cada um escolhe de acordo com o que deseja. Para quem gosta de velocidade, a dica é fazer a descida no trenó que eu pessoalmente adoro. Parece fraquinha, mas é muito divertida e é possível controlar sua velocidade! Eu, meu marido e os meus filhos soltamos o freio e curtimos cada segundo.

A Terra Mágica de Florybal, um parque temático criado pelos proprietários da casa de chocolates Florybal, reúne atrações como playground, cinema 7D, simulador de montanha-russa, mina, uma área com réplicas de dinossauros, e cascata de chocolate, réplicas de animais, restaurante temático, etc. É um lugar espaçoso, com áreas lúdicas e ideal para passar o dia se divertindo com as crianças, mas preparem-se para andar porque o local é grande.

Quem prefere um parque menor direcionado apenas a dinossauros poderá visitar o Vale dos Dinossauros, um parque pequeno e sem muitos atrativos, mas que pode valer a pena para quem está viajando com crianças que gostam dos dinos. Com réplicas enormes de dinossauros, alguns com movimentos, é uma espécie de viagem a milhões de anos!

A 5 quilômetros do centro de Canela, na estrada que vai à Cascata do Caracol, encontra-se uma das primeiras residências da cidade, conhecida também como Castelinho Caracol. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes, mas apenas encaixes e longos parafusos. Lá funciona uma casa de chá que pede uma parada obrigatória para comer aquele maravilhoso apfelstrudel, considerado um dos melhores do Brasil. A dica aqui é: Se você quer passar por lá apenas para provar a sobremesa, que realmente é muito gostosa, saiba que não precisa entrar na residência e pagar a entrada do museu. Peça apenas seu strudel para viagem. Ele vem numa embalagem térmica, com direito a creme. Ah, deixe para conhecer o Castelinho quando estiver indo ou voltando do Parque do Caracol ou do Parque da Ferradura, já que ele fica no caminho.

O Parque da Ferradura é um espaço cheio de trilhas, árvores, animais, mirantes. Uma área verde perfeita para estar em contato com a natureza e respirar ar fresco. O parque possui mirantes para todos os níveis de preparação física e paisagens que rendem boas fotografias. É um ótimo lugar para tirar fotos e observar um pouco da natureza da Serra Gaúcha. No local, é comum ver aves, quatis e macacos, que por vezes gostam de interagir com humanos, especialmente os que estão com alguma comida nas mãos. 

O Parque do Caracol fica a 6 km do cento de Canela e é o mais visitado da cidade. O nome se deve a bela Cascata do Caracol que, juntamente com a mata de Araucárias do parque, formam um cenário que encanta os turistas e visitantes do parque. Além da Cascata do Caracol, o parque é cortado pelo rio que forma várias cascatas secundárias e de beleza única. Uma trilha permite aos visitantes seguir a margem do rio e ver toda a beleza das quedas d’água e da floresta. Com alguma sorte é possível ver animais silvestres da região como o veado campeiro, quati, macaco bugio entre outros.

Os Bondinhos Aéreos do Parque da Serra surgiram para deixar a visita à Cascata do Caracol ainda mais completa. Ele fica instalado em uma descida em um parque vizinho ao Parque Estadual do Caracol, onde fica a cascata. Dos bondinhos fechados, têm-se uma vista linda da queda d’água, da mata exuberante ao seu redor e da região serrana. O passeio tem três estações de parada e todas permitem admirar a Cascata do Caracol. O Parque Floresta Encantado está localizado a menos de 1 quilômetro do Parque do Caracol e tem como grande atrativo o passeio de teleférico ou Bondinho Aéreo. O percurso de mais de 800 m mostra uma visão exclusiva da Cascata do Caracol, aproximando o visitante de suas águas e também do Vale da Lageana. Além disso, é possível caminhar por trilhas e ver alguns tipos de animais.

O Parque Fazenda da Serra está a 8 quilômetros do centro de Canela e oferece uma grande área verde com lagos, quadras de esporte, piscinas e parque infantil. Pode-se andar a cavalo, em passeios de aproximadamente 30 minutos.  Possui uma churrascaria e lanchonete. Além disso, também oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer o processo de ordenha e fabricação de queijos, bem como a criação de cavalos crioulos.

Uma das tradicionais atrações em Canela, O Parque das Sequóias está a 2,5 quilômetros do centro da cidade com acesso pavimentado. São mais de 150 espécies catalogadas e duas trilhas auto interpretativas. É possível agendar roteiros de turismo ecológico, com caminhadas. O atendimento é feito pela família proprietária do parque.

O Parque das Corredeiras está localizado a 13 quilômetros do centro da Canela e o acesso se dá pelas estradas das antigas colônias do município de Canela. Ao longo da estrada você conhecerá a vida rural dos moradores da cidade e várias outras atrações em Canela. Junto ao Rio Paranhana, a grande atração deste parque é o “rafting”, descida em bote inflável pelas corredeiras do rio e dura aproximadamente 2 horas. O parque dispõe de churrasqueiras e sanitários.

No centro de Canela não deixe de visitar a Catedral de Pedra, assim conhecida por moradores e turistas, e é um dos maiores cartões-postais de Canela. Construída a partir de 1953 e em estilo gótico, a catedral foi revestida com pedras e possui uma torre com 65 metros de altura, onde ficam 12 sinos. Ela tem um amplo jardim ao seu redor e, além da beleza de sua construção, um jogo de luzes deixa o lugar ainda mais bonito durante a noite. Portanto, visite a Catedral durante o dia para admirar sua arquitetura ou fazer uma oração, mas não perca a chance de contemplá-la também ao anoitecer.

Resumo do que fazer em Gramado e Canela:

Região central de cada uma das cidades
Rua Coberta
Catedral de Pedra em Gramado e também em Canela
Lago Negro
Mini Mundo
Palácio dos Festivais
Aldeia do Papai Noel
Snowland
Le Jardin Parque de Lavanda
Mundo de Chocolate Lugano
Dreamland Museu de Cera,
Harley Motor Show
Salão Super Carros
Hollywood Dreams Car
Mundo a Vapor
Alpen Park
Terra Mágica de Florybal
Vale dos Dinossauros
Castelinho Caracol
Parque da Ferradura
Parque do Caracol
Cascata do Caracol
Bondinhos Aéreos
Parque Floresta Encantado
Parque Fazenda da Serra
Parque das Sequóias
Parque das Corredeiras

Quantos dias ficar? Depende do tempo que você tem disponível, mas de maneira geral 4 dias inteiros são suficientes para fazer tudo tranquilamente.

Onde se hospedar? Minha resposta é: Depende! Porque cada pessoa é única e tem suas preferências. Eu sempre analiso custo-benefício que pode variar de acordo com o gosto e o bolso de cada um. Há muitas pousadas e hotéis e o ideal é sempre pesquisar, ler comentários de viajantes, mas a última vez que fui pra lá tive uma grata surpresa alugando uma casa de 4 quartos, superbem localizada. Fiquei muitíssimo bem instalada e gastei 1/3 do que gastaria numa pousada básica porque era época do Natal Luz onde é tudo muito mais caro. Pra mim foi perfeito!