Pouco mais de duas horas da capital fluminense e bem perto das divisas estaduais de São Paulo e Minas Gerais, Penedo é um distrito de Itatiaia com ares de cidade pequena, mas com boa infraestrutura. A cidade é conhecida com a residência oficial do Papai Noel no hemisfério sul.

A cidade foi fundada em 1929 pelos finlandeses e a cidade tem seu estilo próprio. Passeios para entrar em contato com a natureza, lojinhas de artesanato, bons restaurantes e até apresentações de música fazem de Penedo um excelente lugar para uma escapada de fim de semana.

Não deixe de visitar a Pequena Finlândia, um shopping para quem procura artesanato local e chocolates deliciosos. Dentro dele está a Casa do Papai Noel, um espaço temático que remete às casas da Lapônia, onde mora o Bom Velhinho. As crianças ficam fascinadas e os adultos são presenteados com gostosas recordações da infância.

Outra atração é o Museu Finlandês Dona Eva, que reúne em seu acervo mais de mil objetos, entre livros, fotos, trajes típicos e produtos artesanais trazidos da Finlândia no início do século XX.

Uma das formas de aproveitar a região é fazer um passeio a cavalo. E o que não falta na cidade são Cachoeiras. Lá vão alguns nomes: Cachoeira da Lontra, Cachoeira de Deus, Três Cachoeiras, Poço das Esmeraldas, Serrinha do Alambari, Rio Palmital. Cada uma com suas peculiaridades e dificuldades de acesso. Entretanto, estejam atentos porque algumas são apenas para contemplação, não arrisquem saltos ou nados, outras não são adequadas a crianças. Para maiores informações, consulte um guia local ou guias turísticos.

Para entrar no clima da região e fechar a viagem com chave de ouro, o Jazz Village pode ser uma boa opção. Um pouco escondido, mas de fácil acesso, o espaço fica dentro do Hotel Pequena Suécia, mas é aberto ao público externo. Aconchegante, com boa comida e boa música, tem tudo para render boas lembranças. E caso vá visitar a cidade no primeiro sábado do mês, não deixe de ir ao Baile Finlandês no Clube Finlândia. Será sua chance de ver de perto apresentações de danças típicas, com todos os participantes vestidos a caráter.

Resumo do que fazer em Penedo:

  • Passear pelo centro
  • Pequena Finlândia
  • Casa do Papai Noel
  • Museu Finlandês Dona Eva
  • Passeio a cavalo
  • Muitas cachoeiras
  • Jazz Village
  • Baile Finlandês (no primeiro sábado de cada mês)

Quantos dias ficar? Não há tanta coisa assim pra fazer, Penedo é uma cidade gostosa para uma escapada num feriado ou final de semana.

Onde se hospedar? Só há pequenos hotéis e pousadas. Algumas opções: Pousada Terraço Penedo, Hotel Terras da Finlândia, Hotel da Cachoeira, Hotel Daniela, Aromas de Penedo.

Onde Comer? Borbulha de Penedo, Jardim Secreto, Petit Gourmet, A Casa da Picanha, Deck Pizzaria, Lisboa Antiga Café.

Veja a galeria de fotos abaixo:

Quer mais dicas como essa? Temos muitas!