A região do Vale dos Vinhedos fica a 130 quilômetros de Porto Alegre e ocupa uma extensão com cerca de 80 quilômetros quadrados. A maior parte da área pertence a cidade de Bento Gonçalves, mas Garibaldi e Monte Belo do Sul também fazem parte. É o recanto do Enoturismo do Brasil e concentra mais de 30 vinícolas, que vão de produções familiares até grandes grupos com referências nacionais e internacionais. São tantas boas possibilidades na hora de fazer uma visita guiada, que é preciso estabelecer um foco já que cada uma possui particularidades em seus horários de funcionamento ao visitante.

As vinícolas mais conhecidas são a Casa Valduga, Miolo, Aurora, Cave de Pedra, Salton e a Chandon. Como me hospedei na própria vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves, acabei fazendo o tour guiado nesta, mas fui conhecer de passagem algumas outras, degustar os vinhos e provar os sucos de uva.

O que fazer na região?

Além de escolher algumas vinícolas para visitar e desfrutar de momentos únicos, um dos passeios mais procurados, tradicional e imperdível é a Maria Fumaça. O trajeto se dá entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, passando também por Garibaldi onde há degustação de vinhos desta vinícola. Durante os 90 minutos de passeio, os passageiros são embalados com muita música e animação. Enquanto o trem realiza a viagem, imigrantes Italianos convidam os turistas a dançarem e a cantarem músicas clássicas Italianas e gaúchas.

A atração, que percorre 20 quilômetros, mantém viva a cultura ferroviária e as tradições dos imigrantes que colonizaram a Região Uva e Vinho. O passeio na Maria Fumaça pode ser realizado em qualquer período do ano.

Uma boa opção para os aventureiros de plantão é visitar o Parque de Aventuras Gasper. O cenário é de tirar o fôlego e para os mais corajosos, além de usufruir da beleza local poderão arriscar-se num bungee jump, rapel, escalada, tirolesa, arvorismo dentre outras atrações. Para os que preferem o chão, a opção são os quadriciclos. As atividades são pagas a parte.

Há diversas outras opões de passeios na região, não tão clássicas, mas que valem para quem tem tempo. A Casa da Erva Mate é uma delas, onde os visitantes aprendem sobre o ritual de preparação do famoso chimarrão e podem fazer degustação. Há também o Parque da Ovelha que oferece uma vivência original e em geral as crianças adoram. Os turistas podem participar das atividades baseadas na rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros. Ou seja, dar mamadeira para ovelhas bebê, ver cães de pastoreio em atividade e experimentar alguns produtos. E para quem quer fugir um pouco dos vinhos, poderá conhecer o Moinho Graciema que comercializa cervejas artesanais, molhos e diferentes geleias, com destaque para as geleias de cerveja. Embora não haja uma visitação formal, é possível aprender muito com os próprios funcionários.

Veja a galeria de fotos abaixo:

Farroupilha é uma cidade que fica a 85 km de Gramado e uma rápida passagem pode ser o suficiente. A principal atração é o Parque Salto Ventoso onde há uma das quedas d’água mais espetaculares do Brasil. O parque abriga a belíssima Cascata do Salto Ventoso e possui uma boa infraestrutura. A trilha que leva à cachoeira é de esforço físico baixo, pouco mais de 50 metros.

Cambará do Sul também é uma cidade da Serra Gaúcha, porta de entrada para os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Nas duas reservas, as principais atrações são os grandiosos e surpreendentes cânions, cujas muralhas atingem 900 metros de altura e chegam a sete quilômetros de extensão. Para incrementar ainda mais a paisagem, uma infinidade de cachoeiras e rios, além de florestas de mata Atlântica repletas de araucárias, surgem por todos os lados. Lá estão os famosos Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza. Ambos imperdíveis!

Resumo do que fazer na região do Vale dos Vinhedos:

  • Parque Salto Ventoso
  • Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza
  • Centro de Bento Gonçalves
  • Passear pelas vinícolas e fazer um tour guiado em pelo menos uma delas
  • Passeio de Maria Fumaça
  • Parque de Aventuras Gasper
  • Parque da Ovelha
  • Moinho Graciema

Quantos dias ficar? Depende do seu tempo disponível e do seu desejo pessoal, contudo 3 dias completos são suficientes.

Onde se hospedar? Há diversas boas opções de acordo com o perfil e desejo de cada um. Eu gostei muito de ficar na Casa Valduga e, para entrar no clima da região, achei bacana se hospedar numa vinícola. Uma experiência diferente. Mas há diversas opções de hospedagem interessantes.

Onde Comer? Gosto muito de aproveitar a galeterias locais. Algumas opções de restaurantes:

Em Farroupilha: Buttellinho, Antonielle, Caminho do Trem, Galeto Feltrin

Em Bento Gonçalves: Pizza Entre Vinhos, Sapore di Florenza , Caldeira Restaurante, Cantina Cabernet, Mamma Gema, Charmonix Foudue, Bene Mangiare BG

Em Cambará do Sul: Restaurante do Lago, La Cave Vinhos e Fondue, A Taberna, Bolicho Guabiroba.

Quer mais dicas? Temos muitas!