Em postagens recentes, venho falando de destinos de inverno e mencionei a Nova Zelândia como um deles. Mas para ser justa com esse país maravilhoso, preciso dizer que a Nova Zelândia é perfeita em qualquer época do ano, e a escolha do período pode variar em função do objetivo da sua viagem.

Localizada do outro lado do mundo (para nós brasileiros), na Oceania, podemos afirmar que as muitas horas em trânsito valem cada segundo desse deslocamento. Este é um país esplêndido, de belezas naturais exuberantes, que reúne uma quantidade de atrativos impressionantes considerando seu tamanho relativamente compacto. Um destino extremamente seguro e repleto de atividade para todos os gostos.

Para quem deseja explorá-lo, a tarefa mais difícil será escolher um roteiro. Dividida em duas ilhas, há inúmeras alternativas que atendem os mais diversos perfis. Local muito procurado pelos amantes dos esportes radicais, é perfeito também para quem gosta de cultura, praia, enogastronomia, história e para os amantes dos filmes de Senhor dos Anéis. Acreditem, uma viagem para lá te renderá memórias inesquecíveis!

 

ONDE FICA E COMO CHEGAR?

A Nova Zelândia fica na Oceania, bem próximo à Austrália. Para chegar até lá, há algumas possibilidades, entretanto, as rotas mais rápidas costumam sair do Brasil e fazer escala na Argentina ou Chile.

 

IDIOMAS E MOEDA

O idioma falado na Nova Zelândia é o inglês e a moeda, o dólar neozelandês (NZ$).

 

QUANTOS DIAS FICAR?

Eu diria que se você ficar um mês, ainda não conseguirá usufruir de tudo o que esse país pode te proporcionar. Há roteiros para quantos dias você puder ficar, mas considerando que se deslocará do Brasil até a Nova Zelândia, que é um destino distante de nós, eu diria que para conhecer o mínimo, é necessário ficar ao menos sete dias completos. Certamente se dispor de mais tempo, irá aproveitar melhor a viagem e o deslocamento.

 

É PRECISO VACINA?

Não é necessária nenhuma vacina.

 

PRECISO DE VISTO?

Desde 2019, brasileiros precisam apenas do visto eletrônico – NZeTA (Eletronic Travel Authority) que tem baixo custo e é facilmente obtido através do preenchimento pela internet. Um processo rápido e simples.

 

DÁ PARA VISITAR A NOVA ZELÂNDIA COM CRIANÇAS?

Sem sombra de dúvidas. Um país totalmente seguro, considerado o segundo país mais seguro do mundo e repleto de possibilidades para adultos e crianças.

 

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR?

O ano todo tem muitas possibilidades. O clima é bastante semelhante ao do Brasil, o verão é quente na maior parte das regiões (especialmente na ilha norte). Já no inverno é possível ver a neve e aproveitar para esquiar na ilha sul. Então a época do ano a ser escolhida dependerá do foco da sua viagem.

 

O QUE FAZER?

Infelizmente não há como abordar em um só artigo as infinitas possibilidades desse país espetacular. Para ajudar a ter uma noção do que a Nova Zelândia reserva, vou expor aqui algumas possibilidades e falar um pouco do país.

Ele está dividido em duas ilhas, a norte e a sul. Auckland, a maior cidade fica na ilha norte, que é a mais populosa. No extremo norte se concentra a história política do país e conforme você vai descendo, viajará através de paisagens magnificas da costa, passará por fazendas e belíssimas geotérmicas, onde poderão conhecer os gêiseres. A cultura da região é da comunidade Maori, os indígenas da Nova Zelândia, que influencia tudo no país, desde a gastronomia como idioma e costumes. É parte da identidade neozelandesa. Os vulcões ativos, os santuários, a história da ilha são as coisas imperdíveis se o objetivo é visitar a ilha Norte.

Já na ilha sul você encontrará as mais belas paisagens naturais e lugares inacreditavelmente lindos. Desde a vida selvagem, alpes imponentes, canais até as vinícolas. É na ilha sul que se encontra o melhor da natureza do país; sendo ainda o local perfeito para os apaixonados pelos esportes radicais.

Christchurch é a maior cidade da ilha sul, sendo o ponto de partida para boa parte das atrações turísticas do país. Para quem deseja esquiar, bem ao lado de Christchurch está uma das melhores estações de esqui do país, o Mt Hutt. Se o objetivo é a exuberância da natureza, aposte na ilha sul porque são muitas as cidades com atrações e cenários imperdíveis.

Muitos turistas, inclusive eu, por conta da limitação de quantidade de dias que pode ficar, acaba mesclando ilha norte e a ilha sul para conhecer um pouco de tudo do que este país pode proporcionar.

Vale ressaltar que uma das tantas coisas que observamos na Nova Zelândia é como somos acolhidos, a boa hospitalidade do povo neozelandês, algo também marcante no país vizinho, a Austrália.

Para quem é fã de “O Senhor dos Anéis”, há diferentes regiões para serem exploradas, já que as gravações ocorreram em locais variados. Se este for o seu sonho de viagem, há uma rota específica para este fim, e ela é incrível. Você se sentirá dentro do filme! Não abordarei esta rota neste texto, mas é importante saber que existe sim um roteiro especialmente designado para este fim.

Para traçar um roteiro, a primeira coisa que você precisa avaliar é o estilo de viagem que gostaria de fazer e quais atividades mais te atrai. Se esquiar é uma das coisas que você gostaria de experimentar, então sugiro procurar o país no inverno. Explorar paisagens magníficas e o litoral da Nova Zelândia é para muitos o principal passeio. Se aventura for o seu negócio, neste país você encontrará uma lista farta de atividades emocionantes. Em todas as épocas do ano, você encontrará incontáveis opções e alternativas de roteiros. 

Nas próximas linhas vou colocar alguns dos lugares mais conhecidos e interessantes, mas já deixo bem claro que este país reserva uma infinidade de alternativas e opções espetaculares!

 

Para mostrar um pouco mais sobre a Nova Zelândia, vou listar as principais cidades e apontar as características mais marcantes de cada uma, desta forma você poderá saber um pouquinho do tanto que este país lhe reserva.

 

Opções do que conhecer na Ilha Norte:
  • Auckland – a cidade mais populosa do país, concentra muitos turistas e está repleta de atrações como mencionarei mais abaixo.
  • The Coromandel – florestas nativas, praias espetaculares e primitivas, esportes, caminhadas, cenários paradisíacos fazem com que esta cidade seja uma das mais procuradas da ilha norte.
  • Waikato – esta região foi escolhida para filmagens de “O Senhor dos Anéis e o Hobbit”. Ela encanta por sua beleza natural e as diversas possibilidades de passeios.
  • Rotorua – deleite-se com a cultura Maori, os Gêiseres, as fontes termais e banhos de lama vulcânica.
  • Bay of Plenty – desfrute de praias espetaculares e de tudo que envolve o mundo do oceano azul. Encante-se com os golfinhos ou opte por esportes radicais, como por exemplo, o paraquedismo.
  • Tairawhiti – lugar de maravilhas naturais, é uma região menos explorada pelo turismo, mas que vale a viagem.
  • Taranaki – Um parque nacional com aventuras diversas, uma costa privilegiada, arte, cultura e história, jardins e campos de golfe são algumas das atrações desse belo destino.
  • Ruapehu – de beleza singulares, esta região, devido a seus dois parques nacionais, é destino certeiro para quem quer atividades ao ar livre, repleta de cenários impressionantes. Lá você também encontrará estação de esqui.
  • Taupo – cidade criada a partir do lago Taupo, que nasceu devido uma erupção vulcânica. Destino imperdível, com muitas possibilidades de aventuras, passeios e cenários cinematográficos.
  • Hawke’s Bay – região de vinícolas, muita gastronomia e vinho, com lugares espetaculares e várias opções de passeios.
  • Manawatu – normalmente não entra no circuito tradicional, mas é repleta de lindas paisagens, passeios deliciosos, rotas de viagens e muita cultura. Museus, compras, aventura e muita natureza é o que você encontrará por lá.
  • Wanganui – uma das primeiras cidades fundadas na Nova Zelândia, como em todo o país, reserva uma boa dose de aventura e paisagens.
  • Wellington – é a capital do país e a cidade que fica no extremo sul da ilha norte, onde há muito o que fazer, tanto no pequeno centro da cidade como nas áreas próximas.
  • Wairarapa – pertinho da capital do país, esta cidade concentra muitas vinícolas, vila campestre, arte e artesanato. Um destino bastante familiar, repleto de atrações e atrativos.

 

Veja a galeria de fotos abaixo:

Das cidades acima, Auckland é a mais populosa e acaba sendo escolhida para estadia e até intercâmbio de estudantes. Muitos turistas a designa como ponto principal e faz os deslocamentos a partir daí, já que ela possui uma excelente infraestrutura turística e uma boa variedade de passeios e tours.

A cidade é sensacional, segura, bem estruturada, conta com universidades, ótimos restaurantes e um variado complexo hoteleiro. Mescla a parte histórica com paisagens e praias. Você encontra ali frequentes exposições, museus, aquário, boutiques, bares e restaurantes premiados.

Considere a opção de pegar o ferry que vai para Devonport, uma cidadezinha simpática localizada do outro lado da Waitemata Harbour e que proporciona vistas incríveis da cidade e arredores. Outra dica é visitar o Mount Eden, uma região a cerca de 4 km do centro da capital, onde o principal destaque da região é justamente o Monte Eden, um vulcão adormecido cuja cúpula é o ponto natural mais alto de Auckland e oferece vistas panorâmicas em todas as direções da cidade. 

 

PONTOS DE INTERESSE:
  • Skycity e Sky Tower
  • Fish Market (adoro porque não é um mercado de peixe, mas um local para os apaixonados por gastronomia)
  • Waiheke Island
  • Devonport
  • Goat Island
  • Parque regional Tawharanui
  • Rangitoto Island
  • West Coast Beach e cachoeiras
  • Britomart
  • Auckland CBC
  • Praias
  • Esportes radicais
  • Agitada vida noturna

 

ALGUNS PASSEIOS NOS ARREDORES DE AUCKLAND:
  • Hobbiton (para os apaixonados pela trilogia de “O Senhor dos Anéis”)
  • Te Puia e Rotorua (Gêiseres)
  • Waitomo Caves

 

ONDE COMER?
  • Sky Tower
  • Britomart
  • Fish Market
  • Elliott Stables
  • Toto Pizza
  • The Grove Restaurant
  • Lord of the Fries
  • Hectors Restaurant
  • Revive Cafe
  • Mad Samurai Japonese Restaurant
  • Sails Restaurant
  • One Tree Grill
  • Numer 5 Restaurant

 

ONDE SE HOSPEDAR
  • Adina Apartment Hotel Auckland Britomart
  • The Grand by Sky City
  • Sky City Hotel
  • Haka Hotel Suites
  • Hilton Auckland
  • Best Western
  • Avani Auckland Metropolis Residence
  • Kiwi International Hotel

 

Veja a galeria de fotos abaixo:

 
E agora, vamos às opções do que conhecer na Ilha Sul:
  • Nelson Tasman – a região mais isolada da Nova Zelândia, com oportunidades de passeios cênicos, gastronomia e vinho, com opções de trilhas, canoagem, parques nacionais e artistas locais.
  • Marlborough – a maior região vinícola, sendo o berço do conhecido Sauvignon Blanc. Aqui você encontrará vinícolas e vinhos premiados, além de paisagens arrebatadoras, cruzeiros panorâmicos e observação de espécies de golfinhos, lobos-marinhos, pinguins etc.
  • West Coast – local de florestas úmidas e rios, geleiras e alguns tesouros geológicos. Nesta região encontrará glaciais, cavernas a serem exploradas, colônias de focas e parques nacionais espetaculares. Sobrevoar West Coast em helicóptero é de tirar o fôlego.
  • Christchurch – Canterbury – aqui você pode jogar golfe, esquiar, fazer rafting, montain bike, bungee jump, conhecer vinhedos, observar baleias. Uma região rica de possibilidades.
  • Waitaki – o bom do lugar é aproveitar a vida selvagem, as formações geológicas, colônia de pinguins, voos panorâmicos e se encantar com sua beleza singular.
  • Dunedin – região histórica e cultural, boas praias para o surfe, grandes cavernas para serem exploradas, entre outros atrativos. É a cidade da Literatura, assim nomeada pela Unesco.
  • Wanaka – este é um conjunto de lagos que fica abaixo de imponentes montanhas; local onde esquiadores do mundo todo costumam visitar para a prática deste esporte. Durante o ano inteiro, as atividades na região incluem canoagem, pesca, paraquedismo, escalada e caminhadas.
  • Queenstown – um dos destinos mais desejados e apaixonantes na ilha Sul, esta cidade é cercada por montanhas à beira de um magnífico lago. É polo de quem gosta de aventura e um destino repleto de atividades e opções como bondinho, spas para relaxamento em meio à natureza, passeios de bicicleta, caminhadas, visita à cidade histórica Arrowtown, passeios em vinícolas e a cidade cinematográfica de Glenorchy, onde também foi filmado parte do filme “O Senhor dos Anéis”.
  • Central Otago – uma cidade de paisagens impressionantes, de montanhas, vales, lagos e rios. Quem quiser aproveitar a gastronomia e os bons vinhos, também não irá se arrepender.
  • Fiordland – mais um lugar de paisagens espetaculares, aliás, uma das regiões mais incríveis do país. Aposte em qualquer atividade, seja ela aquática, terrestre ou aérea e aproveite as maravilhas da região. Lá você poderá desfrutar de cruzeiros, Parques Nacionais, animais e aves, canais e muitas atividades.
  • SouthLand – aqui você encontrará, além da natureza exuberante, uma vida selvagem única e até rara com golfinhos, baleias, pinguins, leão marinho, albatrozes, petréis e até tuataras (réptil parecido com um calango). Você pode escolher passeios em terra ou navegando.
  • Clutha – há nesta região bastante coisa a ser explorada. Belas praias e cachoeiras permeiam este lugar maravilhoso que, assim como os demais, contam com inúmeras atividades ao ar livre.

 

Veja a galeria de fotos abaixo:

Das cidades da ilha sul, Christchurch é a maior delas e costuma ser um destino bastante procurado como ponto de partida para demais lugares da ilha. Sua importância está muito ligada à fácil conexão para outros pontos de interesse, sendo uma porta de entrada para os turistas que desejam conhecer as belezas naturais do entorno. Também é ponto de estadia ou partida para quem deseja praticar o esqui e snowbord, já que o Mt Hutt, um dos melhores da Nova Zelândia para a prática desse esporte, está localizado há pouco mais de uma hora de Christchurch.  

Como em todas as grandes cidades do mundo, existem diversos museus, galerias de arte, shows de música, parques e restaurantes, portanto há muito o que fazer. Já adianto que Christchurch está longe de ser o destino turísticos mais procurado da ilha sul, entretanto ela é conveniente.

Quero destacar que a grande maioria dos destinos da ilha sul que acabei de mencionar acima possui uma infinidade de possibilidades que não podem ser descartadas de forma alguma, mas por ser base para muitas outras cidades,  é sobre ela que vou explorar um pouco mais aqui neste texto.

 

PONTOS DE INTERESSE:
  • Christchurch Attractions Park
  • Parque Nacional Arthur’s Pass
  • Reserva da Vida Selvagem Willowbank
  • Arts Centre
  • Art Gallery
  • Jardim Botânico
  • Canterbuty Museum
  • Centro Internacional da Antártida
  • Re: Start Mall

 

ALGUNS PASSEIOS NOS ARREDORES DE CHRISTCHURCH:
  • Trilha do Vinho Waipara
  • Visita a Edoras de “O Senhor dos Anéis”
  • Parque Nacional Arthu Pass
  • Mount Cook
  • Akaroa e Península de Banks com cruzeiro
  • Visita à Fazenda de Ovelhas
  • Piscinas Termais de Hanmer Springs
  • Passeios a cavalo no vale do Rubicão

 

ONDE COMER?
  • Jantar no restaurante Bonde (Christchurch Tramway)
  • Thai Orchid
  • Coriander’s
  • Zen Sushi and Dumplings
  • Blood Mary
  • Bacon Brors Burguer
  • 5th street
  • The Dish
  • Pot Sticker Dumpling Bar

 

ONDE SE HOSPEDAR?
  • Novotel Christchurch Catherdral Square
  • Rendezvous Hotel Christchurch
  • Ramada
  • The George Christchurch
  • Quest

 

Veja a galeria de fotos abaixo:

 

Quem deseja conhecer a Nova Zelândia, a organização de um bom roteiro é essencial para aproveitar o que há de melhor no destino de acordo com seu perfil. Planejamento é fundamental e somos especialistas neste assunto. Entre em contato conosco pelo direct do Instagram ou WhatsApp e organizaremos um roteiro maravilhoso e personalizado para as suas necessidades.