Olá viajante!

Quanta história interessante tem por aí, nos quatro cantos do mundo. Para aqueles que gostam de conhecer algumas curiosidades deste mundão, vamos falar de cinco lugares mais enigmáticos do mundo. Esta seleção obviamente não foi feita por mim!

O legado deixado pelas civilizações antigas continua surpreendendo a humanidade. Muitos estudos ao longo dos anos vêm sendo feito para oferecer possíveis explicações, mas de fato nem a ciência ou a tecnologia conseguem ser precisos ou assertivos e os mistérios que rondam tais regiões continuam sendo um marco na nossa cultura.

Destinos extraordinários e misteriosos sempre despertam a curiosidade dos viajantes ao redor do mundo. Vamos a alguns deles?

 

AS PIRÂMIDES DO EGITO

 

Este é um dos pontos turísticos mais visitados no mundo por sua história, lendas, impressionantes estruturas e todo o mistério envolvido.

Construídas em um período que nascia no Egito uma civilização muito rica e poderosa, as pirâmides tinham, em sua maioria, a finalidade de servir de túmulos para os faraós, embora não haja consenso sobre os princípios teológicos particulares que possam ter dado origem a elas. Uma das sugestões é que estas estruturas foram concebidas como um tipo de “máquina de ressurreição”.  A mística toda se dá em função de sua construção, onde cada bloco de pedra pesava cerca de 3 toneladas.  Impossível passar pelas gigantescas pirâmides e não ficar impressionado!

Veja a galeria de fotos abaixo:

 
CIDADE SUBMERSA DE ATLÂNTIDA

 

Entre a lenda e a realidade, está o mistério que envolve a teoria da cidade submersa de Atlântida. Acredita-se que a muito tempo teria existido um grande continente, um paraíso em forma de ilha. Nada de consenso entre as teorias de sua existência, de sua localização e sobre o modo que ela desapareceu. A origem da Atlântida, assim, perde-se no tempo. As primeiras culturas urbanas cuja existência pode ser comprovada através de restos arqueológicos começaram a se desenvolver na Mesopotâmia aproximadamente em 2800 a.C. Essa história ou lenda é antiga, e a primeira referência sobre a Atlântida aparece em dois diálogos de Platão no século IV a C. Daí, há uma certa gama de hipóteses e estudos, mas nada pôde ser totalmente comprovado ante a carência de restos arqueológicos que possam ser identificados como sendo da Atlântida. As dúvidas pairam…Ela existiu ou não? Onde realmente se localizava? O que aconteceu? Não se sabe ao menos o porquê, há tanto tempo, os homens ainda continuam à sua procura.

Veja a galeria de fotos abaixo:

 
ILHA DE PÁSCOA

 

Localizada no sul do Oceano Pacífico, a 3700 km da costa oeste chilena, a Ilha de Páscoa é um dos pontos mais isolados do planeta, sendo considerada um dos lugares mais misteriosos no mundo. Seu misticismo está associado a vários fatores como, o formato triangular da ilha, a cratera vulcânica que ela possui em cada uma das extremidades, ao desaparecimento da população Rapa Nui e a construção de inúmeras estátuas.

Dizem que o local teve sua origem em erupções vulcânicas que ocorreram há mais de 3 milhões de anos atrás. A civilização que habitava a ilha era conhecida por Rapa Nui e o que existe até hoje acerca da ilha são teorias e suposições.

Lugar de belas paisagens, sua vegetação faz contraste com a atmosfera mística, e não há como não se encantar com o alto número de enormes estátuas chamadas de Moais, gigantescas esculturas e a mais importante característica do local.  Feitas de rochas vulcânicas, tem seu peso estimado em 80 toneladas e tamanhos variados. Alguns especialistas acreditam que as estátuas foram construídas entre 1100 e 1680 a.C. Os povos nativos contam que as esculturas icônicas são os gigantes que protegem a ilha e que possuem um poder energético emitido pelos olhos.

Veja a galeria de fotos abaixo:

 
LINHAS DE NAZCA

 

As misteriosas Linhas de Nazca estão localizadas no deserto de Nazca, no sul do Peru e são um conjunto de grandes figuras feitas no chão, visíveis somente quando a região é sobrevoada. De perto são praticamente imperceptíveis! Elas permaneceram desconhecidas por séculos e foram descobertas por um piloto que sobrevoava a região, e logo os antropólogos começaram a estudá-las. Uma das principais questões que deixaram os estudiosos mais intrigados foi a maneira como foram desenhadas. Entre eles há divergência na interpretação dos efeitos dos projetos, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso.

Tais linhas são desenhos rasos feitos no chão a partir da remoção das pedras avermelhadas na região. São 500 quilômetros quadrados a área que cobre as linhas, com formas e tamanhos diversos, onde os maiores desenhos podem abranger cerca de 270 metros. As centenas de figuras individuais variam em complexidade. São formas geométricas, beija-flores, aranhas, peixes, tubarões, orcas, lhamas, lagartos, humanos etc.

Recentemente foram encontradas mais 50 figuras novas que estão localizadas a cerca de 50 Km do local em que foram encontras os primeiros desenhos. As imagens só foram descobertas por meio de satélites e imagens em 3D, feitas por drones. Esses equipamentos, até então, nunca haviam sido utilizados na região.  E os estudos continuam…

Veja a galeria de fotos abaixo:

 
ZONA DO SILÊNCIO

 

Esta misteriosa região está localizada no México e foi batizada com este nome devido a diversos relatos de que numa área indeterminada da região, perde-se qualquer tipo de comunicação com o mundo exterior.

Há muitas histórias e lendas que cercam o local, pouca coisa comprovada, mas muitos fatos bizarros aconteceram. Aparentemente as primeiras histórias começam em 1930 quando um piloto notou que os instrumentos da sua aeronave ficaram estranhos e perdeu-se comunicação via rádio no local durante um incidente. Em 1964 um engenheiro perdeu também comunicação na região e decidiu explorar maelhor este assunto e estudar o território, quando descobriu que essas “regiões mortas” não eram estáticas e pareciam mudar de posição no deserto. Muitas são a lendas e histórias, inclusive de um foguete que foi lançado dos Estados Unidos e ao passar pela Zona do Silêncio acabou falhando e caindo em terra, quando então perceberam falha de comunicação, embora não haja registros oficiais. Não existe nenhuma evidência de que algo paranormal realmente exista na Zona do Silêncio, entretanto não significa que sejam falsas as narrativas de perda de comunicações de rádio.

Veja a galeria de fotos abaixo: