Nada de julgamentos. Sabemos que não é fácil o confinamento e a abstenção de tantas coisas que gostamos de fazer, como estar entre amigos e viajar. Depois de 6 meses em casa, aos poucos vamos saindo da quarentena. Lugares abrindo, turismo voltando aos poucos. Mas precisamos lembrar que a pandemia não acabou! Toda viagem vai envolver algum risco, portanto estamos aqui para dar algumas dicas de como viajar com mais segurança.

 

1 – Mantenha atenção ao Básico!

Vale reforçar que tudo aquilo que aprendemos até o momento ainda é válido e extremamente importante, por isso, não menospreze o vírus! Tome todos aqueles cuidados necessários que estamos cansados de saber, ou seja, álcool 70% o tempo todo, máscaras, distanciamento etc.

 

2 – Dê preferência ao carro

As cias aéreas tem um excelente sistema de higienização, o filtro HEPA e o sistema de refrigeração forçada inativam o vírus, mas o distanciamento social na aeronave é impossível. Portanto, se puder escolher o carro, evitará os riscos vindos do contato prolongado com muitas pessoas ao mesmo tempo.

 

3 – Evite destinos movimentados

Há muitos lugares bacanas sem muita badalação para você conhecer, mas se ainda assim esta for sua escolha por alguma razão, tente evitar finais de semana ou feriados onde os lugares costumam ficam mais cheios. Cidades menores, lugares mais pacatos ou onde os passeios prioritariamente são ar livre e sem aglomerações serão muito bem-vindos neste momento.

 

4 – Busque regiões próximas a você

Ainda sobre destinos, busque lugares mais próximos à sua região ou que demande menos tempo de voo em função do que já mencionei aqui.

 

5 – Dê preferência a hospedagem de aluguel de temporada

Se puder, alugue casa, especialmente se for viajar em feriados ou alta temporada. Esta é uma opção excelente para as pessoas que querem sair um pouco, mas se sentem inseguras. Em uma casa você pode levar refeições congeladas, evitar muito contato externo e ao mesmo tempo, espairecer. Um ambiente em meio à natureza, uma casa legal em condomínio, alguma chácara podem ser ótimas opções.

 

6 – Cuidado com a escolha do hotel

 Se for ficar em hotel, antes de fazer sua reserva, pergunte quais os protocolos de higiene eles estão utilizando, como é feito o sistema de refeição e, se for self service, quais os cuidados que estão sendo tomados. Questione, questione, questione: Quanto tempo o quarto fica desocupado entre um hóspede e outro? Pergunte como estão espalhados álcool gel pelo hotel! Se não for ficar muito tempo, não tem necessidade da limpeza de quarto, assim você evita pessoas entrando no seu ambiente.

Sabemos que muitos hóspedes não respeitam a obrigatoriedade do uso de máscaras e não seguem as regras estabelecidas. Infelizmente não conseguimos prever este tipo de situação, mas você pode buscar informações. Vá aos comentários de outros viajantes em sites como o Trip Advisor por exemplo. Há também blogueiros e agentes de viagens fazendo visitas e checando os protocolos adotados na prática nos hotéis. “Fuce” na web. É um excelente recurso. Não tenha vergonha, pergunte, explore; é a sua saúde que está em jogo!