Já comentei aqui que tive o conhecido “perrengue-chique” na minha viagem. Para ser honesta, não existe perrengue-chique não! Perrengue é perrengue, tira a gente do eixo, frustra, dá frio na barriga, gera incômodos, custos extras e muito mais. Tive que brigar no aeroporto, pagar novo teste de PCR, sair de madrugada de um hotel achando que voltaria ao Brasil e na verdade ir para outro hotel, abrir mala, viver a tensão de não saber se realmente embarcaria no dia seguinte como haviam prometido.

Quando cheguei na madrugada no aeroporto de Dubai, o check in da Ethiopian estava abarrotado e mesmo voando de classe executiva, o atendimento foi bem lento. Depois de alguma espera, olharam para mim e falaram: “Você não sabia que seu voo da Etiópia para o Brasil foi cancelado?”  O primeiro trecho, de Dubai-Addis-Abeba estava OK, mas o de lá para o Brasil havia sido cancelado e eu não havia recebido qualquer informação, e-mail, SMS. Por conta da pandemia, não é possível fazer check in online, então somente checamos as informações no APP da companhia aérea, vimos que nosso voo apenas havia mudado o horário para uma hora mais tarde, e chegamos no aeroporto acreditando que estava tudo OK. Fiquei muito brava e o supervisor que estava tentando nos ajudar não conseguia resolver nada.  Ficamos um bom tempo para tentar chegar a uma alternativa. Eles queriam que eu voasse para a Etiópia e ficasse um dia lá para pegar meu voo no dia seguinte. Como estamos nesse momento crítico e cancelamentos não são incomuns, fiquei com receio de embarcar para a Etiópia e ficar naquele país sabe-se lá até quando. Pedi então para ficar em Dubai e após muita insistência autorizaram; contudo eu teria que arcar com o custo do novo PCR.

Para abreviar a história, não foi tranquilo resolver o problema. A cada momento o supervisor vinha com uma conversa, mas nada de efetivo. Ao final, nos reacomodaram em um hotel próximo ao aeroporto, padrão 3 estrelas decente, no entanto saí do aeroporto sem nenhum bilhete reemitido e com a promessa que eu embarcaria no dia seguinte.

Nos levaram ao hotel, fiz novo teste de PCR, dormi por algumas horas e fui aproveitar o restante do dia em Dubai. No final da tarde fui olhar o APP da Ethiopian para ver se estava tudo certo e observei que não havia nenhuma alteração, com isso sabia que teríamos problemas novamente. Foi neste momento acionei alguns contatos e pedi à pessoa que comprou minha passagem aérea para me ajudar. Ela me informou que estavam querendo me colocar num voo para 4 dias depois; meu coração veio parar na boca, acionei o executivo de vendas da Ethiopian, mas ele disse que não conseguia ajudar e eu teria que ligar no call center e ver qual solução dariam. Dá para imaginar a tensão?  Contudo, felizmente, em menos de uma hora a Talita, nossa consultora para passagens aéreas, conseguiu resolver tudo e eu estava com meus novos bilhetes emitido em mãos.

É neste ponto que quero chamar a sua ATENÇÃO! Toda essa história aqui só teve esse final feliz porque eu tive um suporte impecável, assertivo e rápido da empresa que eu comprei as passagens. Obviamente eu ter experiência com viagens e falar inglês, me ajudou a resolver algumas questões importantes no aeroporto, mas de fato quem conseguiu resolver a reemissão da passagem não fui eu e sim minha consultora. Eu conseguiria ter resolvido? Acredito que sim, mas ao invés de passar minha tarde passeando em Dubai, eu teria ficado no hotel, no telefone, brigando com a Ethiopian, gastando dinheiro com ligações, totalmente estressada. Ter um intermediário que está de fora do calor das emoções do momento, que tem experiência específica naquele trabalho, disponível para ser o seu interlocutor, é impagável! Cada vez mais penso que viagens têm que trazer descanso e prazer. Não estamos isentos de problemas, no entanto, ter um agente de viagens profissional e disposto a trabalhar PARA VOCÊ e POR VOCÊ, te oferecer suporte quando você precisa, é algo que não abro mão nunca mais. E normalmente aprendemos isso da pior maneira, ou quando encontramos um ou mais profissionais competentes que nos auxiliam em todos os momentos das nossas viagens: antes, durante e depois. Pense nisso!

 

Aqui vão algumas DICAS caso algo parecido aconteça com você:

  • Seu voo foi cancelado? Se estiver no aeroporto, tente resolver por lá mesmo e se derem uma solução satisfatória, peça algum comprovante, um novo bilhete.
  • Se você tem um agente de viagens de confiança e comprou a passagem com ele, ligue imediatamente. Muitas vezes conseguimos intermediar a situação naquele momento e dar o suporte necessário.
  • Você tem direitos: acomodação e alimentação gratuitos, transporte e demais itens envolvidos no processo como o teste de PCR por exemplo. Eu abri mão dele para ficar em Dubai, mas foi uma escolha minha e não quis brigar por isso.
  • Tente manter a calma, embora não seja fácil. Respire fundo e busque soluções ao invés de brigar.
  • Se você descobriu antes de ir ao aeroporto e tem um agente de viagens que tenha comprado a passagem aérea, ligue para ele e peça ajuda. Se não tem, entre em contato e veja quais alternativas eles irão oferecer. Nem sempre será a ideal para você, mas é importante você saber ao menos quais os próximos voos disponíveis para poder questionar sua reacomodação.
  • Antes de comprar a passagem aérea, não pense somente no valor, embora ele seja importante. Saiba de qual empresa você está comprando e tente descobrir se terá ou não suporte deles caso precise. Você pode ligar para eles e ver se é fácil ser atendido, ler suas avaliações no Reclame Aqui. Desta forma terá ideia de como será caso precise acioná-los.