Estou aqui para falar de um destino de sonhos, na realidade não um, e sim dois: Maldivas combinado com Dubai.

Considerando que estamos com muitos destinos fechados por conta da pandemia, combinar Maldivas e Dubai tem sido a proposta de muitos viajantes. A rota é perfeita em termos logísticos e você aproveita que está indo para tão longe e combina dois destinos incríveis.

Em março deste ano fiz esse roteiro e foi sensacional. No nosso Instagram coloquei muitas dicas, nos Destaques postei muitas fotos e vídeos da viagem e aqui no Blog vou colocar para vocês, de forma simplificada, as principais coisas que você precisa saber para fazer esta viagem.

Vem comigo?

O que você precisa para ir à Maldivas e Dubai?

O primeiro ponto é estar sempre atento a atualizações e mudança nas regras que podem acontecer de um dia a outro. Sempre consulte os sites governamentais tanto do Brasil como dos destinos. Faça isso quando for efetivar as reservas e faça também mais próximo à data de embarque, caso você não tenha ninguém te assessorando com a sua viagem. Aqui na Rota K, checamos e conferimos tudo até o embarque.

Em relação a exigências, atualmente é necessário:

1) Teste negativo de PCR 72 horas antes do embarque em inglês, mas há companhias aéreas como a Lufthansa por exemplo que o teste tem que ser feito 48 horas do horário de chegada na Alemanha.
2) Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela
3) Passaporte com validade de 6 meses, mas não precisa de visto
4) Formulário de saúde do Governo das Maldivas preenchido 24 horas antes da chegada no aeroporto de Male 

As mesmas exigências valem para Dubai, exceto o certificado de febre amarela e o formulário de saúde que não são necessários.

Algumas considerações:

🤚Em cada trecho você precisará fazer um novo teste de PCR. No caso desse roteiro, vou fazer 3 testes. Um para sair do Brasil, outro para ir a Dubai e outro para voltar ao Brasil.

  • Nas Maldivas o teste é feito no próprio resort (em caso de resorts em ilhas privadas) mediante agendamento.
  • Em Dubai, é possível solicitar coleta no hotel ou ir a um laboratório credenciado e o sistema é Drive Thru. Nesses casos não precisa de agendamento, somente se a coleta for no hotel.

Onde fica Maldivas e Dubai e como chegar até lá?

As Ilhas Maldivas ficam no continente asiático. Saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, dependendo da companhia aérea escolhida, você fará uma ou duas escalas até chegar ao aeroporto de Male, Maldivas. Se for via Dubai, normalmente a escala ou conexão acontece nesse país. O tempo de voo varia em função da escala, mas serão no mínimo 24horas.

Ao chegar em Male, você ainda precisa ir até o seu hotel, o que significa ter uma outra viagem à sua espera. O meio de transporte até ele vai depender da localização da sua acomodação. Pode ser por lancha, voo comercial conjugado ou não com lancha ou ainda o hidroavião. Via de regra não é você quem define isso, e sim o próprio hotel. O hidroavião tem autonomia limitada e por isso hotéis mais distantes só podem ser acessados por voo comercial mais a lancha.

Dubai fica nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. Chegar é simples e você pode inclusive optar por voo direto pela Emirates. Se for outra companhia aérea, a escala ou conexão acontecerá no país de origem da companhia em questão. No caso da Qatar Airlines, a parada acontece em Doha.

Quais companhias aéreas fazem esta rota? 

São várias as companhias aéreas que voam para Dubai e Maldivas. Atualmente a malha aérea está bem reduzida e há restrições, mas as melhores possibilidades têm sido pela Emirates, Qatar Airlines e Lufthansa.

É possível combinar Ilhas Maldivas com outro país? 

Sim, há muitas possibilidades. O mais comum são alguns países na Europa como Portugal, Londres e Alemanha; Turquia (que era a minha rota inicial), Qatar, Dubai, Tailândia entre outros.

Onde se hospedar em Maldivas e Dubai?

Em relação a hospedagem nas Maldivas, digo que esse assunto renderia uma longa conversa e vou tentar simplificar o máximo. 

Começo te fazendo uma pergunta. O que você espera encontrar e viver nas Maldivas? Qual seu objetivo? Que tipo de viajante você é? Topa tudo e qualquer coisa está bom ou quer a exclusividade e o luxo dos serviços e dos bangalôs?

Tudo isso determinará o hotel e o local que você irá se hospedar. Porque Maldivas vai do básico ao extremo Luxo e são muitas as opções. Então a escolha depende de muita coisa, e onde se hospedar fará toda a diferença em relação ao que você irá viver neste destino.
 
De maneira bem simplificada, Maldivas é dividida em Ilhas Públicas e Privadas.

Os resorts de Luxo estão nas Privadas, os hotéis mais simples, nas Públicas.

Há alguns hotéis intermediários que ficam em ilhas públicas, no entanto você precisa saber que tipo de experiência de Maldivas quer viver, porque obviamente você não terá aquela exclusividade das fotos que nos saltam aos olhos.

Um outro ponto importante é que, por ser país prioritariamente muçulmano, não é permitida a entrada nem o consumo de bebida alcoólica. Você só conseguirá beber nos resorts que ficam nas Ilhas Privadas e para quem gosta de desfrutar de um drink à beira mar, isso é relevante.

Em Dubai, eu recomendo a região da Marina, JBR (Jumeirah Beach Residence), Downtown ou Al Barsha (que tem opções de hotéis mais econômicos). Eu me hospedei na Marina, mas gosto muito da região de JBR que fica bem perto também. É uma localização frente ao mar, o que é sempre agradável.

O que fazer em Maldivas e Dubai

Nas Ilhas Maldivas todos os passeios são voltados à parte náutica. Você encontrará por lá diversas opções de mergulhos como por exemplo mergulhar com arraia manta ou tubarões, snorkeling, poderá também aproveitar alguns dos muitos esportes aquáticos como Flyboard, Jet sky, kitesurf, parasail, caiaque e afins. Há também as opções de passeios de barco.

Em Dubai há uma série de opções e algumas delas são sazonais e não funcionam no verão, portanto esteja atento. Você pode fazer o City Tour na parte histórica da cidade que acho imperdível, conhecer o mercado de especiarias e Ouro também. O maior shopping do mundo, o Dubai Mall, é visita obrigatória para quem vai ao país. Fazer o passeio no Deserto também não pode faltar no seu roteiro e neste passeio você pode escolher ir de manhã ou no meio da tarde, e cada uma delas proporciona uma experiência diferente.

Não pode faltar na sua ida a Dubai uma visita ao Burj Khalifa que é o maior prédio do mundo e Burj Al Arab. Recentemente foi inaugurado um novo observatório, o The View. Outras atrações são o Dubai Frame (o maior porta retratos do mundo), The Pointe, The Walk, Souk Madinat, Miracle Garden, Global Village (adorei, por sinal, mas é sazonal), passeio de lancha Hero Odysea entre outros.

 Se você tiver tempo, não deixe de ir à Abu Dhabi!

Informações importantes sobre Maldivas e Dubai

Não é permitida a entrada, saída e nem o consumo de bebida alcoólica nas ilhas públicas das Maldivas e você pode ser preso se infringir a lei, portanto nem tente. 

Em Dubai não é permitido beber em locais públicos, ruas e praias. Somente em restaurantes e bares que possuam licença. As bebidas alcoólicas não são vendidas em supermercados, apenas em lojas especializadas e apenas aos residentes. Mas é permitido entrar com até 4 litros de bebida, que podem ser adquiridas no Free Shop na sua chegada ao país. 

Respeitar a cultura local é imprescindível tanto nas Maldivas como em Dubai. Você pode usar biquíni nas praias, mas não deve circular desta forma em outras áreas públicas. Sempre se vista com roupas discretas.

Não é recomendado fotografar as pessoas locais, nem abraçar ou beijar em público

Não são aceitas notas de dólares com impressão abaixo do ano de 2010 em Dubai

Para circular em Dubai, use Uber ou Taxi

Guarde os recibos de compras que fizer em Dubai porque você pode ser ressarcido do imposto no aeroporto (Taxi Free) quando estiver deixando o país.

Quanto custa viajar para Maldivas e Dubai?

Minha resposta é: Depende! E posso garantir que depende muito. 

Você pode fazer uma viagem de 6 dias nas Maldivas e 4 dias em Dubai a partir de R$ 35 mil o casal se hospedando em hotel 4 estrelas em ambos os destinos. Vai depender muito do valor da passagem aérea e dos hotéis escolhidos. Atualmente uma passagem custa por volta de cinco a sete mil reais por pessoa em categoria econômica saindo de Guarulhos.

Hotel em Dubai você tem muitas opções de hotéis. Na região de Al Barsha há opções com ótimos custo-benefício para quem deseja economizar. 

Já o hotel nas Maldivas realmente varia muito. Você encontra resorts 4 estrelas em bangalô sobre águas por aproximadamente dezoito mil reais o casal all inclusive para cinco noites, mas também encontra resorts acima de cem mil reais o casal incluindo apenas o café da manhã. Daí a importância de ser bem orientado na escolha, porque não necessariamente o hotel mais caro será o melhor ou mais adequado a você. Ter ajuda na escolha das acomodações permitirá você encontrar algo que caiba no seu bolso e ao mesmo tempo atenda suas expectativas. Chegar em um destino dos sonhos e ficar frustrado com o que encontrou certamente não é desejo de ninguém, certo?

Aqui no Blog escrevi uma outra matéria sobre Maldivas, caso você tenha interesse.

Espero ter ajudado, lembrando que cada pessoa é única, portanto, ao organizar sua viagem, pesquise muito porque o sucesso dela dependerá muito disso!

Quer saber mais? Não quer organizar sua viagem sozinho? Entre em contato conosco. Ajudar é nosso prazer e nossa missão!